Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Semana do Guerreiro de Selva reúne os guerreiros de todos os tempos em Manaus
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Semana do Guerreiro de Selva reúne os guerreiros de todos os tempos em Manaus

Acessos: 559

Manaus (AM) - O Comando Militar da Amazônia, por meio do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), realizou no período de 1 a 3 de junho, a Semana do Guerreiro de Selva. As atividades da semana reuniram guerreiros de selva atuais e os ‘velhas onças’. A programação contou com o encontro de turmas formadas pelo CIGS; Marcha da Saudade; Entrega do Facão de Guerreiro de Selva; e Homenagem aos 60 anos do resgate da Aeronave Constellation.

 

O Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, destacou a importância do evento. "Reunimos os guerreiros de selva, que mantêm a tradição da operacionalidade na selva. Esses guerreiros trazem suas famílias, é uma tradição que a gente acredita e defende".

 

O Comandante do CIGS, Coronel Lustosa, informou que o dia do Guerreiro de Selva, 1º de junho, é a data de aniversário do primeiro comandante do CIGS, Coronel Jorge Teixeira, o Teixeirão.

 

Marcha da Saudade

Na data de abertura também foi descerrada as placas de turmas que se formaram no CIGS em 1972, 1977, 1992, e 1997. "Estes guerreiros das gerações passadas se reúnem para a marcha, justamente, para matar a saudade de realizar um deslocamento motorizado, a pé, através da selva e fluvial", afirmou o Coronel Lustosa.

 

O General de Exército Pedrozo, aos 90 anos, fez questão de participar da marcha e descreve o que representa para o militar realizar o curso de Guerra na Selva. "É uma oportunidade de se especializar numa área que é fundamental para o País, nossa Amazônia".

 

Entrega do Facão do Guerreiro de Selva

No segundo dia, aconteceu a cerimônia de entrega do facão que busca manter viva a mística do Guerreiro de Selva e que acontece desde 2004.

 

No Tapiri da mística, onde é realizada a entrega, é aceso um fogo e ao receber o facão do seu paraninfo, o militar afirma: “Recebo e não devolvo!”, confirmando o compromisso assumido com a Amazônia e nosso País.

 

Homenagem aos 60 anos do resgate do Constellation

Como parte das comemorações, foi prestada uma homenagem aos bravos guerreiros que há 60 anos participaram do resgate de mais de 50 vítimas da queda da aeronave Constellation, da Panair Brasil. Foi lida na solenidade um breve resumo sobre a história do acidente ocorrido em dezembro de 1962 e um toque de silêncio foi presentado.

 

A bravura e a coragem dos militares pertencentes ao 27º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, hoje denominado 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), para chegar até a clareia do avião inspirou a criação do CIGS, o melhor Centro de Formação de Guerreiros de Selva do Mundo.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página