Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Comandante
Início do conteúdo da página
Comandante

Curriculum do Comandante Militar da Amazônia

Acessos: 110553

 

O Gen Ex RICARDO AUGUSTO FERREIRA COSTA NEVES designado para ser o Comandante Militar da Amazônia.

Foi promovido ao posto atual em 31 de julho de 2022.

Incorporou às fileiras do Exército em 17 de fevereiro de 1979, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas-São Paulo.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 7 de dezembro de 1985 e foi classificado no 28º Batalhão de Infantaria Blindado, em Campinas-SP.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, em 1993, e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, nos anos de 2000 e 2001.

No exterior, realizou o curso Avançado de Infantaria no Fort Benning, nos Estados Unidos da América; o curso War College, nos Estados Unidos da América; o curso de Estado-Maior e Estado-Maior Conjunto, em Portugal; foi Observador Militar da Organização das Nações Unidas em Angola; e, Force Commandar da MONUSCO, na República Democrática do Congo.

Ao longo de sua carreira, exerceu as funções de Comandante de Pelotão e de Subunidade de Fuzileiros Blindado e Paraquedista; foi oficial do Estado-Maior do 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista e da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Oficial de Gabinete do Comandante do Exército, Comandante do 62º Batalhão de Infantaria, Chefe do Estado-Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Assistente-Secretário do Secretário-Geral do Exército e Comandante do Corpo de Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras.

Foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, no Centro de Instrução de Blindados e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Como Oficial-General, exerceu as seguintes funções: Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras; Diretor de Avaliação e Promoções; Force Commander da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (MONUSCO); Subcomandante de Operações Terrestres e Comandante Militar do Norte.

Foi condecorado entre outras condecorações com a Ordem do Mérito Militar, Medalha do Serviço Amazônico com passador de Prata, Medalha Militar de Platina, Medalha Corpo de Tropa, Medalha Marechal Hermes, Medalha Duque de Caxias e a Medalha Marechal Trompowsky.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página