Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Programa Forças no Esporte assiste mais de 500 crianças em Manaus
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Programa Forças no Esporte assiste mais de 500 crianças em Manaus

Acessos: 1236

Programa Forças no Esporte assiste mais de 500 crianças em Manaus

profesp1

Com apenas 11 anos, o pequeno estudante Ivo Gomes Ferreira tem nos últimos 3 meses, vivenciado uma rotina diferente das crianças do próprio convívio. Apaixonado pelos estudos, Ivo hoje é um exemplo de disciplina e responsabilidade para os demais colegas de classe do 5º ano da Escola Municipal General Sampaio, graças a integração dele ao Programa Forças no Esporte (Profesp), programa social que com o acesso a cultura do “Esporte”, promove o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, formando cidadão e melhorando a qualidade de vida dos beneficiados, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social.

Ivo é um dos mais de 25 mil alunos que integram o programa em todo o país. Em Manaus, 580 crianças são assistidas com o Profesp divididos em cinco unidades militares. Ivo, por exemplo, há 3 meses é assistido pelo programa no 1º Batalhão de Infantaria de Selva - Aeromóvel (1ºBIS - Amv). Ele conta que antes de integrar a equipe de alunos do programa tinha dificuldades para organizar o horário para cumprir com as atividades de estudante.

“Antes, não tinha noção que tudo é necessário cumprir conforme o tempo. Hoje, sei que é preciso acompanhar as horas para poder cumprir com todas as minhas atividades. Sei que quando tenho que vir pro quartel, preciso agilizar no banho quando chego em casa depois da aula para não me atrasar para chegar ao quartel. É feio a gente se atrasar nos compromissos e antes não tinha noção disso”, comentou o estudante.

O Profesp é realizado há 15 anos e em Manaus ele ocorre além do 1ºBIS - Amv, como também no Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar, na 12ª Região Militar, 12º Batalhão de Suprimento (12º BSup) e o 4º Centro de Geoinformação (4ºCGEO), durante o ano letivo, nas tardes das terças, quartas e quintas-feiras. O programa assiste crianças de 6 anos até os 18 anos.

profesp2

Durante o programa, os alunos participam de ações das práticas esportivas entre modalidades bastante diversificada. No 1ºBIS - Amv, por exemplo, os alunos recebem o incentivo e orientações nas modalidades de handebol, futsal, basquetebol, natação, atletismo, judô, jiu jitsu, voleibol e queimada.

Para a estudante Sofia Margarita Campos Tafú,13, o handebol tem sido o esporte que a conquistou o coração. “Antes passava a tarde mexendo no celular, agora minhas tardes são bem produtivas, pois tenho aprendido muito no quartel. Quando toco no celular é para pesquisar sobre o que estamos aprendendo de novo”, disse a estudante que desde agosto participa do programa.

Taça Amazônia

Durante os dias 16, 17 e 18, em Manaus, se realiza a Taça Amazônia que integra a Copa Profesp. Todos os 580 alunos estão participando da competição que por fim irá premiar à todos. De acordo com o coordenador nacional do Profesp, o coronel da reserva Paulo de Tarso, a ideia da atividade não é revelar talentos, mas instigar a criança a ser um atleta. “A prática do esporte desperta sentimentos e valores, como a perseverança, a força, a vontade, resistência e a superação. Então, a nossa ideia com essas crianças é justamente despertar esses valores e não necessariamente despertar futuros atletas. Nossa atividade é na verdade uma confraternização”, reforçou.

O coronel explicou que para participar do Profesp, os candidatos devem ser alunos da rede pública de educação, participarem do Programa Bolsa Família, ter boas notas. Eles são indicados tanto pela a Secretaria Municipal de Educação (Semed) como também da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). “A coordenação do programa acompanha de perto o desenvolvimento dessas crianças diante as salas de aula e o convívio familiar. Os pais se responsabilizam em auxiliar para que essas crianças venham a cumprir com as atividades”, detalhou o coronel.

profesp4

Os candidatos que passam na seleção, além de participar da formação esportiva nos quartéis, também recebem alimentação e todo auxílio de uniformes e demais materiais que são necessários para realizar as atividades. Eles não podem ter um baixo rendimento na escola e nem faltar às atividades.

Além das práticas esportivas educacionais que estimulam crianças e adolescentes a manter uma interação afetiva que contribui para o desenvolvimento integral, o programa também oferece condições adequadas para a prática esportiva educacional no âmbito de desenvolver valores sociais, também contribui para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras, a melhoria da qualidade de vida e diminui a exposição aos riscos sociais.

Como funciona

Cada núcleo de unidade sob a orientação de um coordenador e monitores, que desenvolve atividades esportivas e complementares no contraturno escolar.  Fora as atividades esportivas, há as atividades complementares como reforço escolar, palestras, atividades orientadas à saúde, à cultura, às artes e ações ambientais.

profesp3

Conforme o 3º sargento do 1ºBIS - Amv Kelvin Santos, um dos monitores do projeto na unidade, outras atividades que auxiliem na prática do civismo, ter disciplina e amor a pátria também fazem parte da carga de atividades do programa. “Recebemos muitas crianças que não sabem nem cantar o Hino Nacional, por isso buscamos mostrar a eles a importância do comprometimento com a pátria e principalmente o respeito”, disse o sargento.

PEFs

Dos 24 Pelotões de Fronteira que pertencem ao Comando Militar da Amazônia (CMA) 12 desenvolve o Programa Forças no Esporte. O coordenador do programa no CMA, coronel Luciney Pereira Brito, a missão para os próximos anos é levar o Profesp para os demais pelotões que ainda não realizam as atividades. “Sabemos da importância do projeto nessas unidades e nossa meta é apresentar uma alternativa de atividades para as crianças que estão bem distante da capital como nos pelotões de fronteira”, explicou.

Resultados Alcançados

Conforme a coordenação de âmbito nacional, durante esses 15 anos o programa já conseguiu atingir bons resultados diante desses alunos que são assistidos nas unidades militares. Na educação, há índices de redução da evasão escolar e incremento do rendimento educacional, no social temos a diminuição da violência junto à família e a à sociedade, melhoria da saúde, aumento da consciência ambiental e de cidadania, ampliação da integração social e no esportivo há o maior interesse pela prática esportiva, maior integração social, trabalho em equipe e desenvolvimento do sadio espírito competitivo.

Saiba Mais

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional de Juventude.

O Ministério do Esporte é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) responde pela alimentação.

A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), por sua parte, apoia o Programa de forma global, inclusive na manutenção da infraestrutura desportiva. As Forças Armadas coordenam o Programa, disponibilizam sua infraestrutura e prestam apoio em geral.

O programa democratiza o acesso à prática e à cultura do esporte e promove o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. Além disso, também oferece uma alimentação saudável e de qualidade, reforço escolar, ações cívico-sociais, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo, de cidadania e desenvolvimento de habilidades profissionais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página