Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Operação Amazônia 2022: 3º Batalhão de Infantaria de Selva realiza Assalto Aeromóvel
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Operação Amazônia 2022: 3º Batalhão de Infantaria de Selva realiza Assalto Aeromóvel

Acessos: 377

Barcelos (AM) — No período de 10 a 22 de junho, o 3º Batalhão de Infantaria de Selva (3º BIS) – Regimento Ararigbóia – participa da Operação Amazônia 2022.
O objetivo é manter o estado de prontidão das tropas do Comando Militar da Amazônia (CMA) em operações de defesa da soberania na Amazônia Ocidental.
A missão do Regimento Ararigbóia consiste em realizar um assalto aeromóvel, atrás das linhas inimigas, para conquistar uma região vital para o êxito da manobra no escalão superior, interditando o acesso do inimigo simulado a essa área.
Para cumprir a missão, na tarde do dia 13 de junho, a 1ª Companhia de Fuzileiros Marupiara, finalizou seus preparativos para realizar o assalto aeromóvel com o apoio das aeronaves do 4° Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx). Para alcançar esse objetivo, nesta fase, foram realizados os treinamentos necessários ao cumprimento da missão, tais como: embarque nas aeronaves, reorganização após o desembarque, ocupação na área de reorganização da companhia. Ao final, foi realizada a inspeção final dos soldados a fim de verificar a plena capacidade de pessoal e material para o cumprimento da missão.
Após os treinamentos foi iniciada, no dia 14 de junho, a segunda fase, o Assalto aeromóvel. A Companhia Marupiara, aproximadamente 60 militares, realizou o embarque nas aeronaves: Pantera, Jaguar e Black Hawk. E no contexto do exercício, os militares deslocaram-se e realizaram o desembarque no aeroporto da cidade de Santa Isabel do Rio Negro, região conhecida como médio Rio Negro. Os combatentes prosseguirão no cumprimento dos objetivos da Operação Amazônia 2022.

A Região da Operação
O município de Barcelos situa-se na margem direita do rio Negro, à 656 km da capital Manaus. No passado, Barcelos foi a primeira capital da província do Amazonas, e hoje é considerado o segundo maior município em área territorial do Brasil. Durante o assalto aeromóvel as tropas desembarcaram em Santa Isabel do Rio Negro (AM), à 240 km de distância da zona de embarque. Por meio fluvial, a viagem tem o tempo de duração de mais de 13 horas, com aeronaves de apenas uma hora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página