Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Operação Ágata Conjunta Amazônia flagra área de degradação ambiental
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Operação Ágata Conjunta Amazônia flagra área de degradação ambiental

Acessos: 590

Santa Isabel do Rio Negro (AM) – No dia 24 de março, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), durante uma patrulha fluvial, realizaram um flagrante de degradação ambiental decorrente do garimpo ilegal.

No decorrer da Operação, ao longo do curso do Igarapé Arixana, a Força Terrestre Componente (FTC) encontraram aproximadamente trinta pessoas em atividade de garimpo ilegal, com maquinários e equipamentos para extração de minério. A região está localizada a cerca de três horas de distância de Santa Isabel do Rio Negro (AM).

MATERIAL APREENDIDO

Após a abordagem, foram recolhidos os seguintes materiais: 14 (quatorze) bombas submersas – tipo sapo, (02) duas motosserras, 2 (duas) espingardas (36 e 16), 13 (treze) munições de Cal 16,5, 5 (cinco) metros de mangueira de grande calibre, ferramentas diversas de sapa (pá, picareta, enxada) e 10 (dez) quilos de VIVIANITA. A equipe do 3º BIS continua patrulhando o local em busca de mais material ilícito e de informações. 

Na oportunidade, foi lavrado o termo de apreensão dos materiais pelos Agentes do IBAMA. A Polícia Federal realizou a instauração do Inquérito Policial, a fim de arrolar os envolvidos por crime ambiental. Não houve destruição de qualquer tipo de material, pois serão entregues pelo IBAMA à Polícia Federal.

A ação foi executada com base nas atribuições constitucionais e legais inerentes aos mencionados órgãos, para combater os ilícitos transfronteiriços e ambientais, com o objetivo de fortalecer a presença do Estado, principalmente em áreas mais remotas, assegurando a soberania do Nacional, a lei e a ordem.

registrado em:
Fim do conteúdo da página