Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Militar do CMA é designada Observadora Militar da ONU na República Centro-Africana
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Militar do CMA é designada Observadora Militar da ONU na República Centro-Africana

Acessos: 1423

A primeira mulher da Força Terrestre a ser designada como observadora Militar na Missão de Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA) foi a Capitão Elaine Pina, servindo no Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM).

Desde 2020, a Capitão Elaine tem atuado nas ações de combate à COVID-19. No ano passado, a Capitão mobiliou a célula de Saúde do Centro de Coordenação e Operações (CCOp), coordenando e centralizando as informações da família militar sobre a pandemia em toda a área do Comando Militar da Amazônia (CMA).

A Organização das Nações Unidas (ONU) tem buscado incluir mais mulheres nas Missões de Paz para aumentar o equilíbrio de gênero porque entende que nenhuma sociedade funciona apenas com homens realizando processos de negociação de paz.

Para cumprir a missão, a Capitão Elaine Pina participou do Estágio de Preparação para Missão de Paz no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Em 23 de fevereiro de 2022, a Capitão desembarcou em Bangui, capital da República Centro-Africana.

Além de militar, a Capitão é mãe de um casal de filhos e esposa de militar da Força Terrestre. A Capitão Elaine Pina é dentista especialista em periodontia e odontologia legal. Iniciou a vida militar em 1998 como Oficial Técnica Temporária (OTT). Em 2009, passou a integrar o quadro de Oficiais Dentistas de Carreira, após o curso de formação na Escola de Saúde do Exército (EsSEx) onde foi a 1ª colocada na sua turma. Desde então, tem construído uma carreira de dedicação e serviço à Pátria no Exército Brasileiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página