Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Guerreiros de Selva participam de formatura no CIGS
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Guerreiros de Selva participam de formatura no CIGS

Acessos: 1838

O Centro de Instrução de Guerra na Selva - CIGS foi criado em 02 de março de 1964, tendo como seu primeiro Comandante o então Major de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, o “Teixeirão”. Desde então, mais de 50 anos depois, o Curso de Operações na Selva – COS, continua cumprindo a missão de formar os “Guerreiros de Selva”, combatentes preparados para a Defesa e Proteção da Amazônia.

O Coronel Teixeira também foi o idealizador e o primeiro comandante do Colégio Militar de Manaus, no início da década de 1970. Em 74, foi Prefeito da cidade de Manaus. Cerca de 5 anos depois, assumiu o Governo do Território Federal de Rondônia e também foi o primeiro Governador do Estado de Rondônia até 1985.

Em comemoração ao Dia do Guerreiro de Selva, instituído pelo Exército Brasileiro para homenagear o nascimento do Coronel, o CIGS realizou na manhã da ultima sexta-feira (02.06) uma formatura, presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto.

Antigos comandantes e integrantes do CIGS, militares da ativa e da reserva de diversas regiões do país, retornaram ao CIGS, exclusivamente para participar da celebração.

Os militares da reserva e ativa, que já participaram do Curso, fizeram questão de integrar a tropa durante o desfile.

Durante a cerimônia, foi descerrada a placa de denominação histórica do Campo de Instrução, que agora passa a chamar Campo de Instrução General Sampaio Maia. O General, já falecido, foi o terceiro Comandante do CIGS.


“Nada mais justo que um antigo comandante do CIGS e do CMA tenha o seu nome no Campo de Instrução. Nós temos que reverenciar os nossos antigos líderes militares, porque nós viivemos de tradição e isso é a nossa força, porque o Exército de ontem é o mesmo de hoje, Exército que tem o mesmo compromisso para com o Estado Nacional Brasileiro e temos que levar em conta os bons exemplos”, declarou o General Miotto.

A Cerimônia também celebrou os 40 anos de conclusão do Curso de Guerra na Selva da turma de 1977.

O CIGS ainda aproveitou a ocasião para inaugurar o recinto das novas onças do centro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página