Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > General de Brigada é sepultado em Manaus
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

General de Brigada é sepultado em Manaus

Acessos: 4485

General de Brigada é sepultado em Manaus

  
 

O General de Brigada Thaumaturgo Sotero Vaz foi enterrado na tarde desta segunda-feira (21/12), no cemitério São João Batista, localizado no centro da cidade de Manaus.

O General estava com inflamação pulmonar aguda e se encontrava internado no Hospital Militar de Área de Manaus, há 15 dias. Na tarde do último domingo (20/12), por volta das 16h, o General Thaumaturgo veio a óbito.

Durante toda segunda-feira (21/12), o corpo do General foi velado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), casa esta que o condecorou com a medalha Ruy Araújo, em setembro de 2013. Atualmente, o General Thaumaturgo exercia a estratégia função de assessor parlamentar do Comandante Militar da Amazônia.

Um dos poucos amazonenses a chegar ao posto de General de Brigada do Exército Brasileiro, Thaumaturgo Sotero Vaz era uma personalidade de grande influência na sociedade manauara e de toda a Amazônia Ocidental.

Sua brilhante história no Exército Brasileiro passa pelos períodos em que comandou duas unidades de ponta do Exército, a saber: o Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS, (1984-1985) e o 1° Batalhão de Infantaria de Selva, 1° BIS, (1980-1982). Além disso, o General Thaumaturgo chefiou o Estado-Maior da 17a Brigada de Infantaria de Selva e, também, do Comando Militar da Amazônia, CMA, (1988-1992).

"O General Thaumaturgo foi um incentivador do desenvolvimento da Amazônia Brasileira, um líder, um ícone que deixará marcado para sempre no nosso Exército a vida, o combate e o trabalho. Um General que vai continuar inspirando nossos militares enternamente", afirmou o Comandante Militar da Amazônia, General Guilherme Theophilo.

"Manaus perde um verdadeiro Comandante da Amazônia. O Exército e seus líderes foram os precursores desta cidade (Manaus) e o General Thaumaturgo foi um deles", comentou o prefeito da cidade de Manaus, Arthur Virgílio.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página