Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Exército entrega o brevê da 'cara da onça' a 87 novos guerreiros de selva
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Exército entrega o brevê da 'cara da onça' a 87 novos guerreiros de selva

Acessos: 856

Manaus (AM) - Mais uma turma se formou no Curso de Operação na Selva (COS) categoria “B”, para Oficiais (turno 22/3) e categoria “C”, para Graduados (turno 22/4). Um total de 87 militares receberam o brevê da "cara da onça". A cerimônia aconteceu no Pátio Pioneiros do CIGS, na manhã desta quinta-feira (20 de outubro), com a presença de autoridades militares, Guerreiros de Selva de todos tempos e familiares dos novos guerreiros de selva.


Reconhecido como um dos cursos operacionais mais exigentes do Exército Brasileiro, nesta edição o curso formou 47 oficiais e 40 sargentos. Dentro do efetivo, um militar era de Nação Amiga, da Guiana Francesa, e seis militares de forças auxiliares, policiais militares do Amazonas, Roraima, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.


O 'Guerra na Selva', como é chamado o curso, tem duração de 12 semanas e se divide em três fases: a primeira é a de vida na selva, que ensina técnicas básicas de sobrevivência em ambiente de selva; a segunda é a fase de técnicas especiais, que aborda procedimentos de orientação na selva, natação utilitária, técnicas fluviais, técnicas aeromóveis, tiro, dentre outras atividades; e a fase final, de operações, na qual os alunos integram todos os conhecimentos adquiridos para planejar, comandar e cumprir missões operacionais no ambiente amazônico.


O Comandante do CIGS, Cel LUSTOSA, destacou que a partir de agora os militares concludentes devem ter atitude de um guerreiro de selva. "Vejam nossa Oração (do Guerreiro de Selva) e as Leis da Selva são orientações para todas as decisões a serem tomadas até o fim de seus dias, e não se limitam ao aspecto militar. São Valores. O amor a profissão, e  o amor a pátria", disse.


O Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM), o General de Divisão OMAR, parabenizou os militares concludentes e destacou que todos foram testados de várias maneiras e que prossigam em suas missões. "Prossigam e voltem sempre para a Amazônia. Essa terra tem dono e cabe a nós fazer valer sempre isso", concluiu.


Vale ressaltar que, o melhor companheiro eleito pelos concludentes no COS "B" foi o Cap H. MACHADO, do 52º BIS, e no COS "C" o 2º Sgt ÁLVARO, do 5º BIS. O destaque do COS "B" foi o 1º Ten ISAAC e do COS "C" o 2º Sgt HENRIQUE.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página