Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Exército na Amazônia celebra o Dia do Soldado
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Exército na Amazônia celebra o Dia do Soldado

Acessos: 1312

Manaus (AM) — Na noite do dia 24 de agosto, mais de 1.740 militares prestaram a sua homenagem ao Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, o Patrono do Exército Brasileiro, em solenidade que celebra o Dia do Soldado. A cerimônia aconteceu no Campo de Parada Coronel Jorge Teixeira, do Comando Militar da Amazônia (CMA).

Na data que marca o seu nascimento, 25 de agosto de 1803, reverenciamos ao Soldado símbolo da Pátria, nosso Duque Caxias. É um momento para iluminar os feitos desse chefe militar vitorioso, do guerreiro obstinado e do homem de Estado exemplar, que o Exército consagrou como Patrono da Força Terrestre.

Em seu discurso, o Comandante Militar da Amazônia, General ACHILLES FURLAN NETO, destacou que o CMA é representado por 20.400 militares, sendo 9.300 na faixa de fronteira. "Possuímos em nossos efetivos uma estirpe de cabos e soldados que inspiram minha confiança. Sua simplicidade, sua lealdade e seu mimetismo com as condições da sua terra natal são fortalezas únicas à disposição da pátria. Abençoado seja o Exército de Duque de Caxias, Soldados por excelência".

Um momento marcante na solenidade, foi o cumprimento do Comandante do CMA as praças mais distintas destaques das organizações militares da guarnição de Manaus. No corrente ano, 13 soldados foram condecorados com a Medalha de Praça Mais Distinta. A honraria é conferida aos militares que se destacam entre seus pares no respeito aos preceitos da hierarquia e disciplina, no cumprimento dos deveres militares e em seus desempenhos na instruções militares durante o período de formação.

Ainda na formatura, foram condecorados com medalhas, 78 militares e civis que prestaram relevantes serviços ao Exército. Uma das agraciadas foi a esposa do 1º Sgt EVERTON, Aida de Macedo, que recebeu a medalha do Exército Brasileiro por ter morado em pelotão de fronteira no município do Oiapoque, no Amapá, de 2007 a 2009. "Recebi a medalha por ter morado em Fronteira. Todas as colegas deveriam receber. Fiquei muito emocionada", disse.

O comandante de Policiamento Metropolitano (CPM), Coronel ENCARNACAÇÃO, afirmou que ganhar a medalha do Exército Brasileiro é um reconhecimento de seu trabalho. "Nos fazemos um juramento de defender a Pátria, a sociedade, mesmo com o risco da própria vida. Então, é de suma importância esse reconhecimento, tanto para nossa família, para nossa profissão e pessoalmente".

Histórico
O Dia do Soldado foi instituído com a intenção de homenagear os militares do Exército Brasileiro que defendem a Pátria com o sacrifício da própria vida, além de cultuarem, seguindo o exemplo do Duque de Caxias, valores como lealdade, honestidade, solidariedade e amor à Pátria.

O Dia do Soldado é comemorado desde 25 de agosto de 1923 data dos 120 anos do nascimento de Luís Alves de Lima e Silva. Nesta data, o ministro da Guerra, Setembrino de Carvalho, por meio do aviso nº 366 instituiu o 25 de agosto como data a ser comemorada o Dia do Soldado.

Neste mesmo dia também foi publicado o aviso de nº 443 no qual determinava que daquele dia em diante sempre, nesta data, ocorreria formatura de tropas do Exército Brasileiro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página