Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Exército apoia vacinação contra COVID-19 em comunidades ribeirinhas do Amazonas
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Exército apoia vacinação contra COVID-19 em comunidades ribeirinhas do Amazonas

Acessos: 299

Exército apoia vacinação contra COVID-19 em comunidades ribeirinhas do Amazonas

Manaus (AM) - No dia 14 de maio, militares do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) - 1º BIS (Amv) - prestaram apoio logístico ao Distrito de Saúde Rural para vacinação contra a COVID-19 em comunidades ribeirinhas localizadas na região metropolitana de Manaus/AM.

O apoio do Comando Conjunto Amazônia está dentro do contexto da Operação COVID-19 e consiste no suporte para que a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus chegasse às comunidades Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião e realizasse a aplicação da primeira e segunda dose da vacina AstraZeneca.

A partir do porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), a equipe de imunização embarcou em voadeiras e pelas margens do Rio Negro tiveram acesso às comunidades do entorno da capital amazonense.

Uma das peculiaridades da região é o período de cheia dos rios, que este ano já é a terceira maior cheia da história, dificultando o acesso aos ribeirinhos. Alguns deles, isolados pelas águas do Rio Negro, recebem o imunizante dentro de suas canoas ou casas flutuantes.

De acordo com o Chefe do Núcleo de Imunização do Distrito Oeste, Luciano Batista Barreto, o atendimento é feito diariamente à população em seis comunidades no Rio Negro e cinco no Rio Amazonas. Na comunidade Nossa Senhora de Fátima, aproximadamente 1.300 pessoas são alcançadas.

Por conta da cheia, Luciano destaca o apoio das Forças Armadas com a logística e mobilidade. “Diariamente estamos em campo. O Exército faz todo esse apoio logístico para chegarmos às localidades. O quantitativo que conseguimos imunizar por dia é muito maior com o apoio logístico do Exército”.

Equipe da TV Record Nacional acompanhou a vacinação

O repórter Fábio Menegatti, da Record TV Nacional acompanhou a vacinação de perto e pôde vivenciar as dificuldades logísticas enfrentadas na região amazônica para fazer chegar a vacina contra a COVID-19 à toda população.

Conhecer a realidade vivida pela população ribeirinha é essencial para entender como o processo de vacinação acontece. Apesar de próximo à capital, os ribeirinhos residentes na região metropolitana vivem em comunidades com peculiaridades diferenciadas, como flutuantes isolados pela cheia, comunidades apenas com acesso fluvial e instaladas próximo aos barrancos dos rios.

A equipe da Record TV fez a cobertura da vacinação tanto nas comunidades quanto nas casas de idosos residentes na região e que se encontram isolados pela cheia do rio Negro. Acompanhou também o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e entrevistou ribeirinhos, além de conhecer o suporte logístico do Exército na Operação COVID-19.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página