Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Escolas de Formação de Sargentos realizam entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho
Início do conteúdo da página
coesão

Escolas de Formação de Sargentos realizam entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho

Acessos: 130

Brasília (DF) – Nos dias 1º e 2 de março, Alunos dos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA), da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx) receberam, em cerimônia solene, o Sabre Sargento Max Wolf Filho. 

Para o recebimento do Sabre, a Turma 130 anos da Criação da Escola de Sargentos trajou o 1º Uniforme Escolar, réplica do uniforme usado na antiga Escola de Sargentos da Fortaleza de São João, a primeira unidade sistematizada de formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro em 1894. 

O Sabre, réplica da baioneta do Fuzil Mauser 1908, utilizado pelo Sargento Max Wolf Filho nas Revoluções de 1930 e Constitucionalista de 1932, simboliza o espírito imortal deste valoroso herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e expressa o culto às tradições e a manutenção dos valores do Exército Brasileiro.

Na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), no dia 1º de março, no Rio de Janeiro - RJ, durante formatura presidida pelo Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Josias Pedrotti da Rosa, 400 Alunos receberam o Sabre Sargento Max Wolf Filho das mãos de seus convidados.  

O Comandante da EsSLog,  Coronel André Luís Costa Pitangueira,  falou da importância da solenidade e os desafios que deverão ser enfrentados ao longo do ano, exaltando o apoio da família como o alicerce da formação.

O Aluno Lucas Neves Salustino, Mecânico de Viatura, primeiro colocado do 1º ano CFGS, recebeu o Sabre das mãos do Vice-Chefe do DECEx como justo reconhecimento por sua dedicação aos estudos.

O Adjunto de Comando do Exército, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, falou sobre a inspiração que deve advir dos exemplos do Sargento Max Wolf Filho, cultuando-se o esforço na aquisição do necessário conhecimento técnico-profissional e a busca incansável pela formação do caráter militar, alicerçada nos mais caros valores e princípios éticos.

Finalizando, o General Pedrotti concitou os Alunos a terem "o espírito de determinação e o compromisso assumido perante a Bandeira Nacional como fonte de motivação para superar os obstáculos do ano de formação".

Em Três Corações (MG), no dia 2 de março, o Ministro de Estado da Defesa, José Mucio Monteiro, prestigiou a entrega do Sabre Sargento Max Wolf Filho aos 532 Alunos do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS) da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e aos 37 Alunos do Centro de Aviação do Exército (CIAvEx). 
A Solenidade de Entrega do Sabre recebeu a Senhora Hilda Della Nina, filha do Sargento Max Wolf Filho, e a Senhora Dulcemar Szeremeta, sobrinha-neta, representantes desse ícone da Força Expedicionária Brasileira. 

O Comandante da ESA, General de Brigada Carlos Marcelo Teixeira Costa, falou sobre a importância de cultuar nossos heróis, pois “se o Exército Brasileiro é, hoje, essa instituição organizada, em permanente prontidão para cumprir sua missão de defesa da Pátria, de garantia da lei e da ordem e de cooperação com o desenvolvimento nacional, é graças ao esforço, à dedicação, ao comprometimento, ao civismo, à disciplina e à fé na missão de tantos que nos antecederam e nos deram mostras de trabalho exemplar e de conduta patriótica, como o fez o Sargento Max Wolf Filho”.

O Ministro da Defesa, acompanhado da Senhora Hilda, entregou o Sabre Sargento Max Wolf Filho ao Aluno Alexandre Magno Neves Junior, da ESA; e o Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhado da Senhora Dulcemar, entregou o Sabre ao Aluno Vinicius Martins Rodrigues, do CIAvEx, melhores colocados, por mérito intelectual, no 1º ano do CFGS. 

Finalizando a cerimônia, o General de Exército Tomás destacou o que se deseja dos futuros líderes de pequenas frações: “Vocês estão herdando o espírito de sacrifício do Sargento Max Wolf Filho. O espírito que queremos em nosso sargento: isonômico, estoico, desprendido e corajoso. O espírito do sargento do Exército real, que é próximo do povo e que ajuda a todos.” 

Dona Hilda Della Nina falou sobre o quanto é prazeroso saber que o Exército está passando a mensagem que seu pai, com sua morte, se propôs a deixar: a de que os jovens tenham um bom exemplo de amor à Pátria. 

Nas solenidades, os 969 Alunos da ESA, EsSLog e CIAvEx proferiram o juramento solene: “Ao receber este Sabre, símbolo do espírito imortal do Sargento Max Wolf Filho, prometo cultuar e manter os valores e as tradições do Exército Brasileiro.”

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página