Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Dia da Arma de Infantaria no “melhor batalhão do mundo”
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Dia da Arma de Infantaria no “melhor batalhão do mundo”

Acessos: 4436

Manaus (AM) – O 1° Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) (1° BIS) realizou na noite da última quinta-feira (24) a Formatura em comemoração a Arma de Infantaria.

A “Rainha das Armas”, como ficou conhecida a Infantaria, é a mais antiga força de combate de um exército, tão antiga quanto a própria guerra.

A Arma de Infantaria é comemorada no dia 24 de maio em homenagem ao aniversário do patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio morto no dia do prórpio aniversário, durante a batalha campal de Tuiuti, travada na América do Sul.

Infantes do Exército, da Marinha e Aeronautica, a tropa de choque da Polícia Militar e Batalhão Bombeiros Especial participaram da formatura em comemoração ao Dia da Arma, realizada no pátio do Centenário 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel).

Os grupamentos formados pela Associação dos Oficiais da Reserva do Amazonas (AORA), alunos da Escola Estadual General Sampaio e do Gremio de Infantaria do Colégio Militar de Manaus (CMM) tambérm fizeram parte da solenidade que foi presidida pelo General de Divisão Carlos Alberto Mansur.

Envolvidos pela vibração da tropa, os Generais de Brigada Édson Skora Rosty e Algacir Antônio Polsin, oriundos da Arma de Infantaria, quebraram o protocolo e comandaram o Batalhão da Saudade.

o 1º BIS é a Força de Ação Rápida do Comando Militar da Amazônia (CMA) e é o único Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) do Exército Brasileiro. A unidade operacional já forneceu efetivos para a criação de diversas Organizações Militares e Pelotões Especiais de Fronteira na Amazônia, e é reconhecida como “Célula-Mater da Infantaria de Selva”.

Esta força militar está preparada para atuar em situações de paz, crise ou conflito. Os militares da Infantaria brasileira tem prestado apoio aos órgãos governamentais, com as constantes atuações em operação de garantia da lei e da ordem nos diversos Estados do País e no combate aos crimes transfronteiriços e ambientais.

Também de forma significativa, atuou em operações de pacificação no Haiti, em apoio ao desenvolvimento nacional e à defesa civil.

No Exército Brasileiro, a Infantaria é subdividida em Paraquedista, Leve, Blindada, Mecanizada, de Selva, de Caatinga, Pantaneira, de Montanha.

registrado em:
Fim do conteúdo da página