Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Comitiva do DCT vistoria o Programa Amazônia Conecta no interior do Amazonas
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Comitiva do DCT vistoria o Programa Amazônia Conecta no interior do Amazonas

Acessos: 158

Encerrou nesta sexta-feira (27/05) a visita técnica da comitiva do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) no Amazonas. Generais, representantes do Ministério de Telecomunicações, da Telebrás e das operadoras de telefonia Claro, Vivo e TIM visitaram os municípios de Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira e a comunidade de Maturacá, em Santa Isabel do Rio Negro.

A comitiva visitou alguns dos pontos de abrangência do Projeto Amazônia Conectada (PAC) iniciado em 2015. Hoje, ao todo, já foram lançados 1.900 quilômetros de fibra ótica que levam conectividade as Organizações Militares (OMs) e Pelotões Especiais de Fronteira (PEFs), para à família militar, unidades de saúde, escolas e à população em geral.

A primeira cidade visitada foi Novo Airão onde o grupo esteve no Hospital Municipal de Novo Airão, na Escola Municipal Danilo de Mattos Areosa e na Fundação Almerinda Malaquias. “O Programa Amazônia Conectado é um programa pioneiro do Exército Brasileiro e na Amazônia. Inicialmente com foco na nossa Defesa e, na sequência, está tendo a aplicação dual na segurança, na educação e na saúde. É com muita satisfação que chegamos aqui e verificamos os resultados in loco”, destacou o vice-chefe do DCT, o general Guilherme Cabral.

O hospital de Novo Airão passou a realizar atividades de telemedicina após a chegada do Amazônia Conectada. “Costumo dizer que estávamos na era das cavernas antes da chegada da internet. Agora, nossos pacientes são atendidos via telemedicina por especialistas, entre eles, cardiologistas do Hospital Albert Einstein”, disse a diretora do hospital, Thayanne Azevedo.

Já os alunos da Escola Municipal Danilo de Mattos Areosa, agora, acessam programas como o ‘Acerta Mais Enem’ e materiais do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cmeam), entre outros materiais. Na Fundação Almerinda Malaquias turistas e estudantes utilizam o wi-fi, e professores realizam na unidade cursos livres de educação ambiental com pesquisas online.

“Estou deslumbrado com tudo que tenho visto durante nossa visita. Às vezes, ficamos presos em nossos escritórios, mas aqui conseguimos ver o esforço da iniciativa privada junto com o poder público, em especial, o Exército Brasileiro”, disse o presidente da operadora Claro, José Félix.

Cabeça do Cachorro – Em São Gabriel da Cachoeira, a comitiva teve instrução de como o PAC tem auxiliado as atividades no Exército, no município e impactado na melhoria de vida das famílias militares. Em seguida, o grupo seguiu para o 5° Pelotão Especial de Fronteira de Maturacá, sentinela do Pico da Neblica.

Na unidade foi inaugurado um sistema de internet satelital e uma videoconferência foi realizada com o Exército em Brasília, presidida pelo chefe do DCT, General Guido Amin Naves. A comitiva participou ainda de instruções na OM.

“Viemos testar e está em operação aqui no 5° PEF de Maturacá um sistema satelital de internet, um sistema independente de fibra ótica, que é complementar ao PAC. Isso da maior possibilidade de melhoria no aspecto de comando e controle do pelotão de fronteira do Exército Brasileiro presente na região e garante a inclusão digital da população indígena e da família militar que permanece aqui o ano inteiro”, destacou o general Guilherme.

Entre os integrantes da comitiva estão: o Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) General de Divisão Pedro Paulo Levi Mateus Canazio, o Chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) General de Brigada Jacy Barbosa Junior, Presidente da Claro José Félix, Presidente da EAF Leandro Guerra, Presidente da Telebrás Jarbas José Valente, Vice-Presidente Jurídico e Regulatório da Claro e GAISPI Oscar Petersen, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios da Vivo e GAISPI Camilla Tapias, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da Tim e GAISPI Mário Girasole, Conselheiro da ANATEL Sr. Moisés Queiroz Moreira, Secretário de Radiodifusão do Ministério de Comunicações e GAISPI Maximiliano Martinhão.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página