Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Comando Militar da Amazônia possui novo Comandante
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Comando Militar da Amazônia possui novo Comandante

Acessos: 2821

Manaus (AM) -  Nesta sexta-feira, 10 de setembro do corrente ano, o General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira passou o comando do Comando Militar da Amazônia (CMA) ao General de Exército Achilles Furlan Neto, durante formatura realizada no campo de Parada Coronel Jorge Teixeira.

A solenidade presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira também contou com a presença de autoridades civis, entre eles o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima e o Prefeito Municipal de Manaus, David Almeida, além de Oficiais Generais, Comandantes de Organizações Militares, amigos e familiares.

Assim como a formatura, o dia foi marcado pela inauguração do Espaço Cultural General Villas Bôas, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) e do retrato do General Theophilo que ficará exposto nas galerias dos eternos  Comandantes do CMA.

Durante a passagem de comando, o General Theophilo destacou “Foi um período de realização profissional, com muitas atividades de aptidão para a defesa da Pátria e também ajudando o povo do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia no enfrentamento à Covid-19. As Forças Armadas tiveram um papel bastante decisivo junto aos órgão de saúde pública do governo, dos estados e dos municípios. Apesar de estar marcado pela pandemia, tivemos realizações na área social, ajudando a população, no desenvolvimento nacional com a Engenharia, na área operacional, com adestramentos significativos para a manutenção da capacidade operacional da tropa, dando uma ênfase maior com as Operações Amazônia 2020 e 2021, conseguindo trazer meios das forças de emprego estratégico para área da amazônia”.

Ao receber o comando, o General Furlan evidenciou “Quisera eu ter as palavras para exprimir o quanto estou orgulhoso de estar recebendo uma missão tão vibrante e desafiadora, tenho certeza que sob a liderança do General de Exército Paulo Sérgio, Comandante do Exército Brasileiro, vou empenhar o máximo de mim e da minha equipe para poder continuar levando o Braço Forte e a Mão Amiga do Exército a todos os rincões da Amazônia Ocidental” concluiu.

O encerramento da cerimônia se deu com o desfile da tropa da Guarnição de Manaus, em continência ao Comandante nomeado.

Devido às restrições impostas pelo novo coronavírus, a formatura foi restrita, sendo que o público externo pôde acompanhar via internet com transmissão ao vivo. As medidas preventivas contra a COVID-19 foram tomadas com a aferição de temperatura, álcool em gel e uso de máscaras.

CURRÍCULO

General de Exército Achilles Furlan Neto

Nascido em 16 de novembro de 1962, na cidade de Itapira - São Paulo, é filho de Urbano Furlan e de Ruth Machado Furlan.

Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 18 de fevereiro de 1978, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, sediada em Campinas - São Paulo.

Foi declarado Aspirante-Oficial da Arma de Infantaria em 15 de dezembro de 1984.

Ao longo da carreira realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais - EsAO; Comando e Estado-Maior, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Piloto de Helicópteros para a Aviação do Exército, Avançado de Aviação e Piloto de Combate no Centro de Instrução de Aviação do Exército; Estudo de Segurança Nacional e Estratégia, na National Defense College, na Índia.

Como Oficial de Estado-Maior, comandou o 4º Batalhão de Aviação do Exército.

Como Oficial General, comandou o Comando de Aviação do Exército, a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Chefiou a 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e Comando da 6ª Divisão de Exército – "Divisão Voluntários da Pátria".

CMA

O CMA é responsável pela atuação da Força Terrestre nos estados que compõem a Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima. É o Comando Militar de Área Estratégico, na região com a maior faixa de fronteira do Brasil sob sua jurisdição, com mais de nove mil quilômetros, fazendo limite com cinco países amigos. O CMA foi criado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, a partir do decreto n° 40.179, de 27 de outubro de 1956, e inicialmente foi sediado em Belém do Pará, treze anos depois (1969) houve a transferência para a Capital Amazonense.

registrado em:
Fim do conteúdo da página