Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Comando Militar da Amazônia celebra Dia da Vitória com a presença de Ex - combatente
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Comando Militar da Amazônia celebra Dia da Vitória com a presença de Ex - combatente

Acessos: 1087

O Comando Militar da Amazônia - CMA reuniu mais de mil militares na formatura em homenagem ao Dia da Vitória, data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial.
Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar e Bombeiros Militares, integraram a tropa que participou da formatura.

A solenidade foi presidida pelo Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos, acompanhado do General de Brigada Edson Skora Rosty - Chefe do Estado - Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Algacir Antônio Polsin - Chefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA e do General de Brigada Paulo Roberto Viana Rabelo - Comandante do Grupamento de Engenharia, além das demais autoridades.


“Homens e mulheres, fardados ou não, mas que tinham um objetivo único, buscar a paz, a defesa, a liberdade, o livre arbítrio, da preservação da democracia e da oportunidade de nos sentir verdadeiros cidadãos. "Para nós, é uma obrigação homenagear, celebrar e cultuar o dia 08 de maio de 1945 como o marco de um novo tempo”, declarou o Major-Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos.
Um efetivo da Força de Defesa da Guiana Inglesa, em visita a capital amazonense, e os alunos da Escola Estadual General Sampaio também participaram da solenidade.

No dia 08 de maio de 1945, o mundo comemorou o cessar fogo. A Alemanha confirmava a rendição incondicional aos Aliados, marcando o fim oficial da Guerra em território europeu. Foram terríveis 6 anos de conflito.
O Brasil foi o único país da América do Sul a enviar soldados para lutar nesse que foi considerado o maior conflito bélico da história. Cerca de 25 mil jovens brasileiros, de diversas regiões do país estiveram na frente de batalha.
Os pracinhas, como eram chamados os soldados brasileiros, enfrentaram muitas dificuldades em solo italiano, mas ainda assim conquistaram valiosas vitórias nos combates travados.


As lembranças do passado ainda estão vivas na memória do Ex - combatente Francisco Soares. Hoje, aos 94 anos, ele recebe emocionado as homenagens pelo sacrifício que fez, segundo ele, em nome da democracia, justiça e liberdade.
Depois de 72 anos, daquele 08 de maio, a vitória das Forças Aliadas ainda é comemorada com o sentimento de que o sacrifício dos bravos soldados venceu a opressão e a intolerância nazista, devolvendo a esperança e a paz .

Exército Brasileiro – Braço Forte, Mão Amiga. Pronto para o Futuro.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página