Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > CMA recebe visita da Associação de Nações do Sudeste Asiático
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

CMA recebe visita da Associação de Nações do Sudeste Asiático

Acessos: 343

Manaus (AM) - O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebeu na manhã desta terça-feira (26), representantes de países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) que estão em visita à Manaus, capital do Amazonas, entre 25 e 27 de abril do corrente ano.

Embaixadores da Indonésia, Malásia, Mianmar, Filipinas, bem como o encarregado de negócios de Cingapura e representante da Embaixada da Tailândia fizeram parte da comitiva.

ASEAN é a formação de blocos econômicos que tornou-se essencial para a dinamização da economia globalizada. Sendo assim, alguns países do sudeste asiático se uniram na busca pelo desenvolvimento e fortalecimento econômico, formando um grande bloco econômico regional, que ficou conhecido pela sigla.

Na programação, a ASEAN visitou o quartel-general, em Manaus, onde os embaixadores foram recebidos pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, que ministrou palestra apresentando a atuação do Exército Brasileiro na Amazônia Ocidental, destacando os desafios logísticos da região e a presença militar nas fronteiras por meio das Brigadas de Infantaria de Selva e os Pelotões Especiais de Fronteiras.

Destacou a importância do trabalho conjunto das Forças Armadas junto às agências para realizar ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade e delitos ambientais. Também mostrou a dimensão das Terras Indígenas (TI) e riquezas naturais protegidas. O Comandante evidenciou ainda, a atuação dos militares do CMA diante da Operação Acolhida em Pacaraima (RR), a importância da operação e as ações de interiorização realizadas para acolher os venezuelanos.

Ao final da palestra os integrantes da comitiva tiveram a oportunidade de realizar perguntas ao General Furlan. Curiosidades como a obrigatoriedade do serviço militar, a atuação do CMA na Faixa de Fronteira que é o triplo da fronteira do México e Estados Unidos da América, e o trabalho realizado junto a Operação Acolhida com os refugiados.

Além disso, a comitiva visitou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), à sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) e ao Centro de Operações e Gestão do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM).

Para conhecer ainda mais a exuberante natureza amazônica, a comitiva fará um Tour Privado Safari na Amazônia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página