Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > CMA comemora 374 anos do Exército Brasileiro
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

CMA comemora 374 anos do Exército Brasileiro

Acessos: 1803

Manaus (AM) - O Comando Militar da Amazônia (CMA), realizou na noite desta terça-feira (19), a formatura alusiva aos 374 anos do Exército Brasileiro (EB). Na ocasião, diversas personalidades civis e militares foram agraciados com o Diploma do Colaborador Emérito do Exército, Ordem do Mérito Militar e Medalha do Exército Brasileiro. A solenidade ocorreu no campo de parada Jorge Teixeira, localizado dentro do Quartel General, em Manaus.

O Dia do Exército Brasileiro remete à primeira Batalha dos Guararapes, ocorrida em 19 de abril de 1648, quando brancos, negros e indígenas lutaram juntos contra invasores holandeses no Nordeste do Brasil, evidenciando a união dos povos em defesa de seus valores e da unidade territorial brasileira.

Durante a formatura, realizou-se a leitura da Ordem do Dia, elaborada pelo Comandante da Força Terrestre, General de Exército Freire Gomes. A ordem exaltou as realizações da instituição em prol do País e os desafios que estão por vir. “O século XXI está a exigir, em todos os Campos do Poder, respostas rápidas e eficazes que façam frente aos desafios que, nesse ambiente multifacetado, certamente surgirão. Não será diferente no Campo Militar, onde os conflitos modernos, muito além da tradicional doutrina, demandarão a implementação de ferramentas de elevado conteúdo científico-tecnológico”, ressaltou a ordem do dia.

O Comandante do CMA, General de Exército Furlan, destacou a importância do Exército Brasileiro na Amazônia. “O Exército Brasileiro faz esse aniversário hoje e como missão sempre irá defender a soberania do nosso País. Aqui na Amazônia a tropa estar sempre presente defendendo a soberania, pronto a ajudar a população. Para nós essa noite é especial, estávamos com saudade das formaturas com a liberdade de convidados e é uma honra para o Exército. Eu agradeço a presença de todos comemorando o aniversário do nosso Exército Brasileiro”.

A Formatura foi presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan e contou com a presença das seguintes autoridades: Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Raph Dias, Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Omar, o Chefe do Estado Maior do CMA General de Brigada Plácido, o Comandante o VII COMAR - Comando Aéreo Amazônico, Brigadeiro do Ar Magarão, o Comandante do 2º Grupamento de Engenharia e General de Brigada Ivan.

O Diploma de Colaborador Emérito do Exército busca distinguir personalidades e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares veteranos e integrantes das forças auxiliares, que praticaram ação destacada ou serviço relevante juntamente com o Exército Brasileiro.

Manaus iluminou-se de Verde

Os principais pontos turísticos de Manaus, como o Teatro Amazonas e a Ponte Jornalista Phelippe Daou foram iluminados de verde em alusão aos 374 anos do Exército Brasileiro. As sedes do Governo do Estado do Amazonas e também da Prefeitura de Manaus também prestaram homenagem iluminando os prédios principais com a tonalidade em honra a Força Terrestre.

Confira o vídeo do evento:

registrado em:
Fim do conteúdo da página