Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > CIGS comemora reabilitação da Onça Cunhã
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

CIGS comemora reabilitação da Onça Cunhã

Acessos: 1575

A onça Cunhã chegou ao Zoológico do CIGS no ano de 2012, ainda filhote, após a mãe ter sido morta. Foi criada durante alguns meses por um senhor até ser entregue ao zoológico. Ao ser recebida, mediante autorização do órgão competente, foi iniciado o atendimento veterinário especializado e todos os procedimentos necessários para um filhote da sua espécie. Foi constatado que o animal não era alimentado adequadamente, estando debilitado no momento do recebimento.

A equipe de veterinários do Zoológico do CIGS realizou uma série de exames clínicos e laboratoriais e foi observada a dificuldade do animal para se levantar. A suspeita era de fratura na tíbia do membro posterior esquerdo, confirmada na radiografia.

Foi constatada também, fratura em ossos da “bacia”, lesões que causavam dor e dificuldade de locomoção. Cunhã passou por procedimento cirúrgico de colocação de pino no membro fraturado e permaneceu sob cuidados veterinários intensos, realizando fisioterapia e correção nutricional. Depois de alguns meses de tratamento, Cunhã voltou a andar e já se encontrava em bom estado, apesar de ainda apresentar alguma dificuldade de locomoção. Com o passar dos anos, Cunhã desenvolveu problemas oculares, provavelmente devido à deficiência nutricional sofrida quando filhote.

Cunhã está adaptada a vida no Zôo do CIGS e pode ser observada pelo público que visita o local. Recentemente, ganhou um novo recinto, adaptado às suas necessidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página