Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Ação conjunta leva mais saúde a comunidades indígenas isoladas na Amazônia
Início do conteúdo da página
AJUDA HUMANITÁRIA

Ação conjunta leva mais saúde a comunidades indígenas isoladas na Amazônia

Acessos: 48

A Operação Içana Pixuna, desencadeada no período de 24 a 31 de março de 2024, foi uma iniciativa crucial para levar ajuda humanitária às comunidades de São Joaquim e Camanaus, áreas remotas de atuação da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (2ª Bda Inf Sl), onde está localizado o 3º Pelotão Especial de Fronteira. Essa operação foi uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, o Exército Brasileiro e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), com o objetivo de atender às necessidades médicas dessas comunidades.

Antes do início da missão, o DSEI realizou um levantamento detalhado da estrutura necessária, logística e das principais demandas de especialidades médicas das comunidades. No entanto, um dos maiores obstáculos encontrados foi a impossibilidade das empresas aéreas em realizar o transporte de Manaus até São Joaquim devido ao peso da carga. Diante desse desafio, uma parceria foi estabelecida com o Exército Brasileiro, que se comprometeu a fornecer todo o apoio logístico necessário para transportar mais de 2 (duas) toneladas de materiais e insumos, incluindo equipamentos médicos e medicamentos, até as comunidades.

A 2ª Brigada de Infantaria de Selva, por meio do Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva (5º BIS), foi responsável por todo o processo, desde o planejamento até o transporte da carga e do pessoal até São Joaquim. Essa operação destacou a coesão da tropa, a integração com outras instituições e a abnegação para alcançar lugares remotos onde poucos estão dispostos a ir. Essa demonstração de solidariedade e comprometimento reflete o espírito de cumprimento da missão e a dedicação das instituições envolvidas em fornecer assistência humanitária às comunidades indígenas mais isoladas do nosso Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página