Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Abertura oficial do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM)
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Abertura oficial do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM)

Acessos: 616

Manaus (AM) - Nesta terça-feira, 11 de maio, ocorreu no auditório Gen Rodrigo Octávio, do 2º Grupamento de Engenharia (2º Gpt E), a abertura oficial do Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM). Na oportunidade, o General de Exército Theophilo, Comandante Militar da Amazônia, falou aos participantes sobre a importância do ECAM para propiciar uma visão geral das ações desenvolvidas nas Forças Armadas, contribuindo com as coberturas jornalísticas, quer em situações de combate ou de paz, para que os profissionais  informem a população transmitindo a verdade em suas reportagens.

O apresentador do programa Alerta Amazonas, Sikera Júnior, foi convidado a palestrar sobre a relação da imprensa com o Exército Brasileiro e destacou a necessidade dos profissionais se prepararem para coberturas jornalísticas em áreas de risco. Relembrou suas experiências ao longo da carreira, falando também sobre o formato de seu programa televisivo exibido na TV A Crítica, afiliada à Rede TV.

Sikera Júnior evidenciou o respeito aos profissionais formados em jornalismo e aos discentes participantes do estágio, destacando a intenção do bate-papo promovido pelo ECAM como oportuno diante do contexto atual da imprensa, com guerras de narrativas e disseminação de fake news. Alertou ainda os profissionais sobre a busca por credibilidade como resultado de um trabalho realizado com profissionalismo e verdade.

A segunda palestra do dia foi realizada pelo jornalista Antônio Ximenes, que falou sobre as vivências profissionais como correspondente na Guerra Civil na Colômbia em 1999, também discursou a respeito da cobertura jornalística na área do Comando Militar da Amazônia, falando sobre as operações em que esteve presente. Destacou o trabalho realizado pelas Forças Armadas nas fronteiras e o seu papel fundamental na proteção do território.

No período da tarde, os participantes puderam conhecer o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx), onde observaram diversos aspectos pertinentes à missão de proporcionar aeromobilidade ao CMA. Conheceram também os principais equipamentos e as aeronaves usadas nas  missões cumpridas na Amazônia Ocidental.

Ao final do ECAM, os estagiários serão chamados para participar da cobertura jornalística da Operação Amazônia 2021, o maior exercício de defesa externa na Amazônia.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página