Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Abertura da Operação Zika no Amazonas
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Abertura da Operação Zika no Amazonas

Acessos: 836

Abertura da Operação Zika no Amazonas 

  

A Vila Olímpica de Manaus, localizada ao lado da Arena da Amazônia, foi o palco da abertura oficial da "Operação Zika Zero", na manhã do sábado (13/02).

O evento teve início às 8h com uma coletiva de imprensa. O titular da Secretaria de Governo da Presidência da República, Ricardo Berzoini, o Governador do Amazonas, José Melo, o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, o Comandante Militar da Amazônia, General Guilherme Theophilo, e diversas autoridades do executivo e legislativo também marcaram presença na abertura do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti.

"Com o apoio do Exército vamos ter sucesso nessa ação. Não podemos admitir que Manaus, cidade onde vai receber competições dos jogos olímpicos, possa estar refém de um mosquito", comentou o Prefeito Arthur Virgílio, na coletiva de imprensa.

As Forças Armadas, no Estado do Amazonas, estão empregando 12.000 homens que receberam o preparo para o combate mecânico dos focos do mosquito. O Exército, além da cidade de Manaus, estará presente em mais oito município do interior do Estado do Amazonas. Dentre esses municípios, um está em região de fronteira, Tabatinga, que faz divisa com a Colômbia, onde já foi registrado mais de 3000 casos do Zika Vírus, principal causador da microcefalia. "Nossa missão na fronteira agora é dupla. Impedir os crimes transfronteriços e impedir a qualquer custo que a epidemia colombiana do Aedes Aegypti ultrapasse as nossas fronteiras", disse o Comandante Militar da Amazônia, General Theophilo.

Em Manaus, o Exército está somando forças com a Secretaria de Saúde do Estado e do Município. O foco da ação dos militares do Comando Militar da Amazônia está sendo na zona leste da capital, região mais povoada. Isso se deve pelo fato de o Exército ser o maior contingente entre as Forças Armadas da Guarnição de Manaus.

A Inspetoria de Saúde do CMA, chefiada pelo General Iglessias, preparou, com palestras e dicas de abordagem e comunicação com a sociedade, os 4000 soldados do Exército que vão entrar em ação, hoje, no Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti. "No nosso planejamento, a expectativa é que visitemos 10.000 domicílios durante todo o dia", disse o Inspetor de Saúde do CMA.

A dona de casa, Fernanda Batista da Silva, 23 anos, moradora do bairro do Mundo Novo, zona centro-sul de Manaus, veio pessoalmente com o filho, Ian da Lima Silva, 13, para agradecer o apoio do Exército. "Eu acredito que com o Exército indo de casa em casa, na minha também, não haverá mais o mosquito da dengue na cidade", disse a dona de casa.

Após o encerramento da abertura da "Operação Zika Zero", às 10h, o Comandante Militar da Amazônia seguiu, com uma equipe de soldados, para dar o início oficial da ação, visitando e fazendo os primeiros trabalhos em uma casa, no bairro da Compensa, zona sul da capital.

registrado em:
Fim do conteúdo da página