Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > A serviço da Pátria
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

A serviço da Pátria

Acessos: 1518

A serviço da Pátria

Apesar da apresentação para o Serviço Militar ser obrigatória para brasileiros do sexo masculino, mas para João Lima, servir a Pátria é mais que uma obrigação, “é uma honra, um privilégio”, declara.

Aos 20 anos de idade, o aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) fala com orgulho do primeiro ano na caserna. Ele disputou uma das 400 vagas, com cerca de 40 mil candidatos de todo o País.

WhatsApp Image 2019 01 10 at 13.28.02

A EsPCEx inicia a formação dos oficiais combatentes do Exército Brasileiro, preparando o futuro cadete da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Para chegar até aqui, a primeira batalha travada foi com os livros. João estudou sozinho por dois anos para esse concurso. Sem cursinho ou aula particular, as pesquisas na internet ajudaram o garoto que desde pequeno sonhava em entrar para as fileiras do Exército Brasileiro.

Eu senti que minha vocação era defender o País. Na escola aprendi a combater, atirar e principalmente a preservar e valorizar princípios que norteiam a vida militar, como a honestidade, camaradagem e lealdade”, declara.

A maior motivação para seguir a carreira sempre foi o pai, tanto que os dois usam o mesmo “nome de guerra”, que é a identificação do militar.

WhatsApp Image 2019 01 10 at 13.28.021

O 2º Sargento Músico João Lima, não mede esforços para apoiar as escolhas do filho e acompanhar as principais formaturas dele na EsPCEx que fica em Campinas/ SP. “Tenho muito orgulho do meu filho e de suas conquistas. Nossa profissão é mais que um trabalho, é um sacerdócio. A pessoa tem que gostar mesmo, tem que amar”, afirma.

WhatsApp Image 2019 01 09 at 15.28.09

Para saber mais sobre as formas de ingresso no serviço militar ou na carreira militar, acesse o link abaixo:

www.brasil.gov.br/noticias/seguranca-e-justica/2014/06/saiba-como-ingressar-e-seguir-a-carreira-militar-no-exercito

registrado em:
Fim do conteúdo da página