Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estágio de Adaptação à Selva Prepara Militares Para a Defesa e a Proteção da Amazônia
Início do conteúdo da página
operacionalidade

Estágio de Adaptação à Selva Prepara Militares Para a Defesa e a Proteção da Amazônia

Acessos: 166

Manaus (AM) – No período de 11 a 15 de março, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) conduziu o Estágio de Adaptação à Selva (EASl) para 106 (cento e seis) militares do sexo feminino e maiores de 34 (trinta e quatro) anos do Exército Brasileiro, incluindo oficiais, subtenentes e sargentos recém-chegados e recém-incorporados na área do Comando Militar da Amazônia (CMA), bem como 2 (dois) integrantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Durante o estágio, realizado nas bases de instrução do CIGS, os participantes foram instruídos em uma variedade de habilidades essenciais para operar no ambiente desafiador da selva. Os temas abordados incluíram obtenção de alimentos de origem animal e vegetal, ofidismo, orientação em ambiente de selva, métodos de obtenção de água e fogo, tiro de caça, construção de abrigos improvisados, armadilhas de caça e pesca e técnicas de sobrevivência.

O EASl teve por objetivos proporcionar aos Quadros do CMA os conhecimentos básicos para atuar no ambiente operacional amazônico; desenvolver hábitos adequados à sobrevivência na selva; transmitir conhecimentos técnico-profissionais aos futuros instrutores e monitores dos assuntos abordados; e desenvolver a liderança dos comandantes de pequenas frações, por intermédio de instruções que auxiliarão no exercício de comando de pelotões e grupos.

O encerramento foi marcado por uma formatura no Pátio Pioneiros do CIGS, sendo presidida pelo Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves. O evento contou, ainda, com a presença do General de Divisão Flavio Alvarenga Filho, Comandante da 12ª Região Militar; e do senhor Jeferson Nascimento Aquilar Pey, Superintendente Substituto da ABIN, destacando a importância e o comprometimento das instituições envolvidas com a segurança e a preparação dos profissionais que atuam na região amazônica.

Na oportunidade, foi realizada a entrega dos prêmios aos destaques: Major José Maurício Neto, Estagiário 06, do 2° Grupamento de Engenharia e a Aspirante a Oficial Ana Júlia Strieder Dotto, Estagiária 49, do 12º Batalhão de Suprimento.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página