Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > 12ª Região Militar - Trabalhos da Comissão de Seleção das Forças Armadas/01
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

12ª Região Militar - Trabalhos da Comissão de Seleção das Forças Armadas/01

Acessos: 2941

 

Nas instalações do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), encontra-se em funcionamento a Comissão de Seleção das Forças Armadas 01 Manaus (CSFA/01), nesta Guarnição de Manaus. A seleção inicial tem por finalidade recrutar os cidadãos da classe 1999 e anteriores que prestarão o serviço militar inicial no ano de 2018.

 A CSFA/01 começou seu funcionamento em 1º de agosto e encerra seus trabalhos em 10 de novembro de 2017, recebendo cerca de 700 jovens por dia onde passam pelas diversas etapas, como exame médico e odontológico, conhecimentos gerais etc.

No Brasil, o Serviço Militar Obrigatório se divide em três etapas que se sucedem ao longo do ano. Desde 2003, as fases do processo de recrutamento são comuns à Marinhaao Exército e Aeronáutica e estão unificadas no âmbito do Ministério da Defesa.

O procedimento é iniciado pelo Alistamento Militar, sucedido pela Seleção Geral e pela Incorporação ou matrícula. Veja, abaixo, as características de cada uma dessas etapas. 

O período da Seleção ocorre, normalmente, de julho a outubro e participam dele os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar

Para garantir que o processo de seleção seja o mais amplo e democrático possível, os recrutas são escolhidos por dois critérios principais. O primeiro é a combinação do vigor físico com a capacidade analítica, medida de maneira independente do nível de informação ou de formação cultural de que goze o recruta. O segundo é o da representação de todas as classes sociais e regiões do País. A seleção também leva em conta aspectos culturais, psicológicos e morais. 

O comparecimento à Comissão de Seleção deve acontecer na data e no local marcados no verso do Certificado de Alistamento Militar, documento expedido pelo Ministério da Defesa que identifica o conscrito (jovem alistado) e registra as etapas em que este passou durante o recrutamento para o Serviço Militar obrigatório. 

A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o Serviço Militar é feita nessa ocasião. Mas isso não significa que o jovem será atendido em sua pretensão. A designação para uma das Forças Singulares dependerá de suas aptidões pessoais, aferidas durante os exames efetuados na seleção e dos critérios estabelecidos pela Marinha, Exército e Aeronáutica para preenchimento de seus efetivos. 

(fonte: Ministério da Defesa/ 12ª Região Militar)

registrado em:
Fim do conteúdo da página