Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Artigos > Operação Ágata Fronteira Norte reforça monitoramento aéreo na Terra Indígena Yanomami
Início do conteúdo da página
Coesão

Operação Ágata Fronteira Norte reforça monitoramento aéreo na Terra Indígena Yanomami

Acessos: 21

Ação teve como objetivo principal fortalecer a vigilância contra o Garimpo ilegal

Nesta semana, as Forças Armadas realizaram uma operação aérea conjunta para monitoramento na Terra Indígena Yanomami (TIY). O patrulhamento está incluído entre as ações preventivas e repressivas contra delitos transfronteiriços e ambientais, e pode também fornecer dados de inteligência.

O A-29 Super Tucano, da Força Aérea Brasileira (FAB), caracterizado por sua versatilidade e confiabilidade, é uma das aeronaves utilizadas tanto no patrulhamento aéreo, bem como no apoio ao Exército Brasileiro (EB) em suas operações terrestres.

Nessa operação, foram instalados Postos de Ressuprimento Avançado do EB com o objetivo de aumentar o raio de ação e garantir a continuidade das missões do A-29, possibilitando um reabastecimento seguro e sem necessidade de retorno para Boa Vista.

Em uma das regiões mais desafiadoras do País, sobressai a cooperação entre as Forças Armadas e seu compromisso em manter a soberania e a segurança do Brasil, servindo como um exemplo notável de planejamento, coordenação e execução bem-sucedida de uma missão militar conjunta.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

registrado em:
Fim do conteúdo da página