Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Adjunto de Comando > Artigos > Programa de Proteção Integrada de Fronteiras reúne representantes do setor de segurança e meio ambiente no CMA
Início do conteúdo da página
integração

Programa de Proteção Integrada de Fronteiras reúne representantes do setor de segurança e meio ambiente no CMA

Acessos: 23

Manaus (AM) - O Comando Militar da Amazônia (CMA) sediu reunião do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), nesta quarta-feira (03/7), que contou com a presença de representantes e agentes públicos dedicados às questões ambientais e de segurança pública nas áreas de fronteira do Amazonas. A integração com estes órgãos ressalta a constante preocupação do Exército Brasileiro em defender e proteger a Amazônia.

O encontro teve como objetivo principal alinhar ações para um evento focado no combate ao tráfico de drogas na região amazônica. Segundo o diretor do Departamento de Assuntos da Câmara de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Conselho de Governo (Creden), Cel Bittencourt, “o objetivo é realizar um Fórum Regional em Manaus reunindo representantes do Estado para discutir em nível estratégico os impactos e conexões do tráfico na região Amazônica”, disse. O Cel Bittencourt destacou ainda que o encontro visa gerar subsídios que contribuam para a política de fronteira, além de propor melhorias nos processos operacionais e estratégicos.

“A reunião hoje no CMA vem ao encontro de outros projetos da Polícia Federal, onde trabalhamos no combate ao tráfico de drogas e facções criminosas e essa colaboração entre os órgãos e as agências é essencial”, disse o delegado da Polícia Federal, Domingos Sávio. O subcomandante da Polícia Militar do Amazonas, coronel Thiago Balbi, destacou ainda que é muito importante a integração das Forças e demais órgãos de segurança para que todos agentes tenham sucesso nas operações.

O PPIF integra atualmente 18 órgãos federais e oito ministérios, entre eles, as Forças Armadas, PF, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Receita Federal, todos empenhados na luta contra atividades ilícitas nas fronteiras. Participaram da reunião no CMA representantes do 9º Distrito Naval, VII Comar, GSI, PF, PRF, Receita Federal, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), PMAM, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), entre outros.

registrado em:
Fim do conteúdo da página