Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Mais Vídeos

Exército e comunidades indígenas debatem futuro da Amazônia

Acessos: 16
O Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva realizou, em 30 de janeiro de 2025, uma reunião com representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ). No encontro, foram debatidos temas de interesse das comunidades indígenas e das instituições atuantes na região.
 
A relação entre o Exército Brasileiro e os povos indígenas remonta à própria formação da instituição, nos combates ocorridos nos Montes Guararapes, em Pernambuco, no século XVII. Naquela ocasião, indígenas, africanos e luso-brasileiros uniram forças para expulsar os invasores holandeses, consolidando o que é considerado a origem do Exército Brasileiro.
 
Da mesma forma, a reunião promovida pelo Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva reafirma essa tradição histórica de cooperação, destacando a importância da aproximação entre o Exército e os povos originários para a defesa da soberania nacional e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. Clique no vídeo para ver o vídeo!
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página