Visita do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais ao CMA
Manaus (AM) – Oficiais do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais, do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, tiveram a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre as ações estratégicas do Exército Brasileiro na Amazônia. A visita ao Comando Militar da Amazônia destacou operações de defesa e segurança na região, e evidenciou a importância dessas atividades no contexto amazônico.
Os militares foram recebidos pelo Chefe do Centro de Operações (CCOp) CMA, General de Brigada Pimentel que durante a recepção explanou sobre a atuação do CMA diante da sociedade, destacando as ações conduzidas pelo centro e reiterando as vocações estratégicas deste Comando Militar de Área.
Após as boas-vindas do General Pimentel, os militares dialogaram com o chefe da Seção de Operações do CCOP, Major Amaral, que detalhou as operações realizadas pelo Centro de Coordenação de Operações (CCOP), enfatizando a relevância das atividades de defesa e segurança na região amazônica. Ele explicou como o EB tem se posicionado na fronteira, combatendo crimes transfronteiriços e contribuindo para a preservação da soberania nacional.
Entre as operações destacadas, o Major mencionou a Operação Escudo, que visa intensificar o controle da faixa de fronteira; a Operação Curaretinga, voltada para a segurança interna e apoio às comunidades locais; e a Operação Curare, que reforça o combate a ilícitos transnacionais, como o tráfico de drogas e armas.
Os oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais também tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura do CMA e entender os desafios logísticos enfrentados pelas tropas no terreno amazônico.
Mídias Sociais meio