UBSI de Parafuri é revitalizada em ação conjunta das Forças Armadas e agências
Os trabalhos de revitalização contaram com o apoio logístico e de segurança da Operação Ágata Fronteira Norte
Entre julho e agosto deste ano, a Unidade Básica de Saúde Indígena (UBSI) de Parafuri, na Terra Indígena Yanomami (TIY), passou por uma revitalização, após ter sido depredada por invasores. A estrutura é a única da região e atende cerca de 502 indígenas, distribuídos entre as comunidades de Hoxeanatheri, Komomassipetheri, Paapoko, Paapoko II, Warareu e Xahuxipii.
A reforma, que foi uma ação conjunta entre as Forças Armadas, o Serviço de Edificação e Saneamento Indígena (SESANI), o Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (DSEI-Y), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e a ONG Água Camelo, teve como objetivo readequar a área e restabelecer a segurança da localidade, a fim de possibilitar o retorno das atividades de saúde às comunidades indígenas próximas.
Dentre os serviços de infraestrutura e saneamento realizados estão a manutenção e reparos na rede hidráulica e elétrica, a instalação de geradores e a limpeza da pista de pouso. Além disso, também foi implementado, em parceria com a ONG Água Camelo, um sistema de abastecimento de água potável para o local, que visa fornecer água limpa para as comunidades que têm sido afetadas pela contaminação em decorrência do garimpo ilegal na TIY.
O transporte aéreo de todo material e a segurança do local foram feitos pelas Forças Armadas, em ação realizada no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, que é um esforço conjunto coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11575, de 21 de junho de 2023.
Mídias Sociais meio