Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Tropa de elite do CMA oferece segurança e apoio logístico em visita presidencial
Início do conteúdo da página
prontidão

Tropa de elite do CMA oferece segurança e apoio logístico em visita presidencial

Acessos: 576

O Comando de Fronteira Solimões/8⁰ BIS (CFSol/8º BIS) é a unidade responsável pelo controle e defesa de uma vasta área de fronteira com a Colômbia e o Peru na Tríplice Fronteira. Com profissionalismo e precisão, eles cumprem suas missões e ainda prestam apoio a diversas instituições na região fronteiriça, incluindo ministérios e outras forças de segurança. Em 2023, também ofereceram apoio ao STF, ao Ministério dos Povos Originários, ao Ministério da Agricultura, ao Programa Calha Norte, entre outros.
E neste sábado, 08/07, durante a visita do Presidente da República à cidade colombiana de Letícia, cidade “gêmea” da brasileira Tabatinga, o CFSol/8º BIS, tropa de elite do Comando Militar da Amazônia (CMA), desempenhou um papel vital ao oferecer apoio logístico à comitiva presidencial e aos ministros.
A preparação foi minuciosa e demonstrou a prontidão e a alta capacidade da tropa. Mais de 100 militares, somados às forças de segurança locais, foram mobilizados e permaneceram prontos para agir na segurança presidencial dentro do território brasileiro, caso necessário. O CFSol/8⁰ BIS disponibilizou veículos com motoristas especializados, que realizaram o transporte e a escolta das autoridades. Além disso, foram providenciadas salas de reunião e alojamentos, juntamente com outros recursos para garantir a segurança conjunta do evento, em colaboração com as Forças de Segurança da Colômbia.

A cooperação entre diferentes órgãos foi fundamental para o sucesso da operação. O Hospital da Guarnição de Tabatinga, a Capitania Fluvial de Tabatinga e a Secretária Municipal de Segurança, por meio da Guarda Civil de Tabatinga, disponibilizaram veículos e pessoal para apoiar a ação. Uma demonstração de trabalho em equipe que mostra a capacidade interagências do CMA com as diferentes forças envolvidas na operação.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página