Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > SOLDADOS INDÍGENAS INCORPORAM NA 2ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

SOLDADOS INDÍGENAS INCORPORAM NA 2ª BRIGADA DE INFANTARIA DE SELVA

Acessos: 669

São Gabriel da Cachoeira (AM) - No dia 04 de março de 2022, a 2º Brigada de Infantaria de Selva (2º Bda Inf Sl) realizou a solenidade de incorporação dos novos soldados do efetivo variável da Companhia de Comando da 2º Bda Inf Sl e do 2º Pelotão de Comunicações de Selva.

O evento iniciou no Corpo da Guarda do Complexo da Brigada com a cerimônia de entrada pelos portões, símbolo da passagem da vida civil para a vida militar dos novos integrantes da Força Terrestre. O mais novo dentre os recém-incorporados foi o responsável por realizar a tradicional abertura dos portões. 

Logo em seguida, a formatura de Incorporação foi realizada no Pátio General Rodrigo Otávio com a participação de militares de todas as Organizações Militares do Complexo. Assim, após o Canto do Hino nacional, da leitura da Ordem do Dia e das palavras do Comandante da 2ª Bda Inf Sl, General de Brigada Peixoto, os novos integrantes da “Brigada Ararigbóia” desfilaram pela primeira vez junto com a tropa, sendo assistidos pelos seus familiares.

A Sra. Elisangela, mãe do soldado Kayky da Silva Macedo, recém-incorporado, declarou se sentir segura em confiar seu filho ao Exército por acreditar na Instituição e na competência dos militares da Força.

 Diversidade étnica

Uma das singularidades de São Gabriel da Cachoeira é o fato de ser o município mais indígena do Brasil, com 23 etnias compondo a população local. Essa diversidade étnica se reflete nos novos integrantes das Organizações Militares do Complexo da 2º Bda Inf Sl. Assim, dos 51 militares incorporados, 46 são indígenas. Estes representam 11 etnias na seguinte distribuição: 17 Barés, 08 Tukanos, 04 Dessanos, 04 Kubeos, 03 Baniwas, 02 Wananos, 02 Tarianos, 02 Kuripakos, 02 Tuyukas, 01 Piratapuia e 01 Yarumã.

Por fim, os novos integrantes receberão treinamento militar adequado e, junto com o efetivo profissional da “Brigada Ararigbóia”, terão a responsabilidade de manter a defesa da área mais preservada do planeta, na região noroeste do Estado do Amazonas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página