Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERAÇÃO CATRIMANI II

Primeiras ações de 2025 avançam no combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Acessos: 68
imagem sem descrição.

Boa Vista (RR) – No dia 09 de janeiro, o Comando Conjunto Catrimani II, em coordenação com a Casa de Governo, conduziu a Operação de vasculhamento em Couto Magalhães, na Terra Indígena Yanomami (TIY), em Roraima. A ação ocorreu na região de garimpo Couto Magalhães com o objetivo de localizar e neutralizar as infraestruturas vinculadas ao garimpo ilegal que atua na TIY.

A operação integrou militares das Forças Armadas e agentes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), os quais foram transportados pela aeronave H-60 Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Durante a ação, militares e agentes identificaram, desativaram pontos de garimpo e inutilizaram diversos materiais vinculados à mineração ilícita, como: motores, refrigeradores, bombas d’água, suprimentos e itens de acampamento.

As operações são parte de uma estratégia que visa inibir a capacidade logística e frear os impactos negativos que o garimpo ilegal causa ao meio ambiente e a todos que vivem na TIY.

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

registrado em:
Fim do conteúdo da página