Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Pelotão Especial de Fronteira promove evento sustentável na comunidade indígena de Tunuí
Início do conteúdo da página
Socioambiental

Pelotão Especial de Fronteira promove evento sustentável na comunidade indígena de Tunuí

Acessos: 65

São Gabriel da Cachoeira (AM) -  O 7º Pelotão Especial de Fronteira, de Tunuí, (7ºPEF), reconhecido por ser o mais sustentável Pelotão da Cabeça do Cachorro celebrou o Dia do Meio Ambiente com solenidade na comunidade indígena de Tunuí. O evento marcou um momento significativo de integração entre o Exército Brasileiro (EB) por intermédio do Comando Militar da Amazônia (CMA) e as comunidades locais, destacando a importância da preservação ambiental e das práticas sustentáveis.

Durante a celebração, a aluna indígena Jéssica da Silva Guilherme, da etnia Baniwa, ganhadora do concurso de redação da Escola Municipal Indígena Maadzero, recebeu a premiação e diante da solenidade enfatizou a importância da preservação ambiental para o bem-estar das futuras gerações e destacou o papel essencial da geração de energia limpa. 

A aluna em destaque, mencionou o sistema fotovoltaico instalado pelo 7° PEF Tunuí, que aproveita a energia solar, e demonstra como as iniciativas sustentáveis ao serem integradas às operações do CMA, promove o desenvolvimento regional e beneficia tanto as comunidades locais quanto o meio ambiente.

O evento, além de celebrar o Dia do Meio Ambiente, reforçou o compromisso do EB com a sustentabilidade ao aplicar conceitos científicos, tecnológicos e inovadores. A premiação da aluna destaca a importância de educar e engajar os jovens em práticas ambientais responsáveis, mostrando que o futuro do planeta depende do esforço coletivo para a conservação da natureza.

A solenidade contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Costa Neves, e do Sr. Sebastião, líder indígena local, juntos hastearam a Bandeira Nacional. Este ato simbólico representou a união e o respeito mútuo entre o Exército Brasileiro e as comunidades indígenas, ressaltando a importância da colaboração e do diálogo contínuo entre diversos setores da sociedade. O hasteamento da bandeira destacou que a segurança nacional e o desenvolvimento social estão interligados.

Além do simbolismo, a solenidade trouxe benefícios concretos para o desenvolvimento social da comunidade Tunuí. Materiais escolares foram entregues aos professores e coordenadores da Escola Municipal Indígena Maadzero, demonstra o compromisso do Exército em contribuir para a educação e o conhecimento, fundamentais para o progresso das novas gerações. A distribuição dos materiais escolares assegura que as crianças e jovens da comunidade tenham os recursos necessários para aprendizado, e ajuda a construir um futuro mais inclusivo e promissor.

Essa iniciativa sublinha a missão do Exército de não apenas proteger, mas também promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades brasileiras, ao reconhecer e valorizar as contribuições culturais e sociais. A integração e a cooperação são essenciais para o avanço da sociedade, e o evento em Tunuí é um exemplo claro de como o Exército Brasileiro se compromete com a construção de um futuro sustentável e equilibrado para todos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página