Operação Machifaro II - 1ª Brigada de Infantaria de Selva
Manaus – AM Com o objetivo de fortalecer o adestramento das tropas para assegurar a soberania da região amazônica a 2ª edição da Operação Machifaro, prossegue até o dia 16 do corrente ano.
O exercício acontece nas cidades de Iranduba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Manacapuru (Municípios do AM), Cerca de 600 homens da Força Terrestre estão sendo empregados na atividade.
O diretor do exercício é o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Segundo ele, a ação vai possibilitar a “consolidação de uma doutrina de combate na selva”. Além disso, de acordo com o comandante, “a operação proporcionará subsídios para o aperfeiçoamento da estratégia de resistência nas localidades.”
A última edição da Machifaro foi 2014. O treinamento consiste na simulação de invasão de território por tropas com efetivo superior ao das Forças Armadas brasileiras.
Durante a operação estão sendo empregados equipamentos, embarcações militares, helicópteros, aeronaves civis e sistemas de comunicação via satélite.
Os participantes da missão estão nos preparativos para o exercício desde a última quinta-feira (5).
Mídias Sociais meio