Operação Curaretinga II combate crimes na fronteira do Acre
Cruzeiro do Sul (AC) – Operações militares preventivas e repressivas foram realizadas pelo Comando de Fronteira Juruá/61º Batalhão de Infantaria de Selva no período de 18 a 23 de junho de 2023. A Operação Curaretinga II é parte da operação Ágata, coordenada pelo Ministério da Defesa, com ações da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em operações de combate a crimes na faixa de fronteira.
Os militares atuaram na cidade de Feijó (AC) e suas imediações com o objetivo de combater os crimes transfronteiriços e ambientais naquela região, além de intensificar a presença do Exército Brasileiro na Faixa de Fronteira de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia.
Ao todo, 180 militares realizaram diversas patrulhas e postos de bloqueio e controle de vias terrestres e fluviais. Foram realizadas 330 revistas em busca de ilícitos e foram executados mandados de busca por crimes de tráfico de drogas.
Como é tradição das operações militares do Exército Brasileiro, as ações de repressão ao crime foram combinadas com ações de assistência social. Militares do serviço de Saúde do Exército proveram 182 atendimentos médicos, 37 atendimentos farmacêuticos, 251 atendimentos odontológicos, 5 orientações fisioterapeutas, 30 vacinações, além de uma série de atividades recreativas à população ribeirinha e à comunidade indígena Shanenawa da terra Indígena Katukina/Kaxinawa.
A operação foi realizada em cooperação com o Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal, Polícia Federal, Grupo Especial de Operações em Fronteira, Polícia Militar do Estado do Acre, Distrito Sanitário Especial Indígena do Alto Rio Juruá, Polícia Civil do Acre e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI).
Mídias Sociais meio