Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Operação Ágata Fronteira Norte realiza desintrusão de garimpeiro com Evacuação Aeromédica em Território Yanomami
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Ágata Fronteira Norte realiza desintrusão de garimpeiro com Evacuação Aeromédica em Território Yanomami

Acessos: 314

No total, já foram retirados das terras Yanomami 165 garimpeiros ilegais

Boa Vista (RR) - O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte (C Cj Ágata FN) realizou, na manhã desta segunda-feira (13/11), a desintrusão de um garimpeiro do Território Indígena Yanomami (TIY), desta vez, por meio de Evacuação Aeromédica, em cooperação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com a Polícia Federal (PF).

O garimpeiro chegou na Unidade Básica de Saúde Indígena de Homoxi, apresentando ferimentos leves, onde recebeu os primeiros socorros, até a chegada da equipe de evacuação. 

Em virtude do difícil acesso ao local da remoção, houve a necessidade de ativar os meios aéreos para a realização do resgate, de modo a atender à solicitação da Funai de forma tempestiva. Acompanhado por agentes da PF, o ferido foi removido para o Hospital Geral de Roraima (HGR), com estado de saúde estável. Com esta ação, a Operação Ágata FN já soma 165 desintrusões da TIY.

A atividade está inserida no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, um esforço conjunto coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página