Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Ágata Fronteira Norte realiza desintrusão de garimpeiro com Evacuação Aeromédica em Território Yanomami

Acessos: 431

No total, já foram retirados das terras Yanomami 165 garimpeiros ilegais

Boa Vista (RR) - O Comando Conjunto Ágata Fronteira Norte (C Cj Ágata FN) realizou, na manhã desta segunda-feira (13/11), a desintrusão de um garimpeiro do Território Indígena Yanomami (TIY), desta vez, por meio de Evacuação Aeromédica, em cooperação com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com a Polícia Federal (PF).

O garimpeiro chegou na Unidade Básica de Saúde Indígena de Homoxi, apresentando ferimentos leves, onde recebeu os primeiros socorros, até a chegada da equipe de evacuação. 

Em virtude do difícil acesso ao local da remoção, houve a necessidade de ativar os meios aéreos para a realização do resgate, de modo a atender à solicitação da Funai de forma tempestiva. Acompanhado por agentes da PF, o ferido foi removido para o Hospital Geral de Roraima (HGR), com estado de saúde estável. Com esta ação, a Operação Ágata FN já soma 165 desintrusões da TIY.

A atividade está inserida no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte, um esforço conjunto coordenado entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecido pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página