Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Operação Ágata Fronteira Norte perfaz 160 desintrusões de suspeitos de garimpo ilegal na TIY
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Ágata Fronteira Norte perfaz 160 desintrusões de suspeitos de garimpo ilegal na TIY

Acessos: 531

Em mais uma ação interagências pautada pela legalidade e legitimidade, Forças Armadas realizam o transporte de mais 9 detidos para Boa Vista (RR).

Nesta segunda-feira (2), as Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal, realizaram a desintrusão de mais nove detidos suspeitos de envolvimento com atividade de garimpo ilegal na região de Minau, próxima a Xitei-RR. 

Os detidos foram transportados para Boa Vista (RR), onde foram submetidos a exames clínicos de higidez e encaminhados à Superintendência da Polícia Federal.

A ação realizada dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 160 desintrusões, desde o início das ações em apoio humanitário às comunidades indígenas neste ano.

As desintrusões da Terra Indígena Yanomami (TIY) são realizadas em conjunto com a Polícia Federal, a FUNAI e o IBAMA, no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte. Esta operação é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página