Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Ágata Fronteira Norte neutraliza áreas de garimpo ilegal e desmobiliza infraestrutura em Hakoma

Acessos: 608

Em mais uma demonstração de interoperabilidade, Forças Armadas com militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e agentes da Polícia Federal conquistam resultado expressivo no combate ao garimpo ilegal

Na última quarta-feira (4), após mais uma ação planejada, a Operação Ágata Fronteira Norte desarticulou quatro áreas de extração mineral ilegal na região de Hakoma, dentro da Terra Indígena Yanomami (TIY), contribuindo assim com a preservação do meio ambiente na Amazônia.

A dinâmica da ação se deu com o apoio da aeronave HM-4 Jaguar, do Exército Brasileiro (EB), transportando militares de Operações Especiais da Marinha do Brasil e agentes da Polícia Federal até o local da ação, que resultou na apreensão e destruição de diversos materiais do garimpo ilegal.

Na ação houve uma significativa quantidade de bens destruídos, como uma Aeronave Cessna, um motor, seis geradores, onze motobombas, duas esteiras, 1950L de diesel, um bloco de motor e uma bomba d'água. Além disso, foram apreendidos uma munição calibre .20, dois frascos de mercúrio e uma documentação de garimpeiro venezuelano, os quais foram catalogados e salvaguardados pela Polícia Federal.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais, estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de Janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página