Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Operação Ágata Fronteira Norte desmonta mais 3 áreas de acampamento do garimpo ilegal
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Ágata Fronteira Norte desmonta mais 3 áreas de acampamento do garimpo ilegal

Acessos: 632

Em mais uma ação coordenada entre Forças Armadas, Polícia Federal e Funai, dragas e outros materiais são destruídos.

Entre os dias 27 e 29 de setembro, na comunidade indígena de Herebe (RR), foi deflagrada mais uma ação planejada e coordenada pelos órgãos integrantes da Operação Ágata Fronteira Norte, resultando na inutilização de 1,3 toneladas de cassiterita, além de diversos materiais e equipamentos do garimpo ilegal. 

Nessa ação, foram desmontadas três áreas de acampamento, com estrutura para mais de 30 pessoas, equipadas com freezer, fogão e máquina de lavar roupas. Também foram destruídas três dragas, duas delas com motor, compressor e bomba d’água. Além disso, foram destruídos ou apreendidos outros materiais de apoio ao garimpo ilegal, como antena de internet, três motosserras, um grupo gerador, dois motores a diesel, uma embarcação de dez metros, um motor de 15 HP, uma arma de caça e dez munições calibre 38.

Essa mesma localidade já tinha sido recentemente abrangida em outra ação, que também apresentou resultados significativos. Ainda assim, havia informações sobre ilícitos de garimpeiros naquela comunidade, o que contribuiu para desencadear esta nova ação nesta semana.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação interagências com a participação das Forças Armadas, Órgãos de Segurança Pública e Agências governamentais, estabelecida pelo Decreto n° 11.405, de 30 de Janeiro de 2023, alterado pelo Decreto n° 11.575, de 21 de junho de 2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página