Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Operação Ágata Fronteira Norte alcança marca de 164 desintrusões de garimpeiros ilegais da TIY
Início do conteúdo da página
OPERACIONALIDADE

Operação Ágata Fronteira Norte alcança marca de 164 desintrusões de garimpeiros ilegais da TIY

Acessos: 412

Com o apoio logístico das Forças Armadas, agentes da Polícia Federal realizaram a condução de garimpeiros até Boa Vista

Boa Vista (RR) - Na tarde desta quarta-feira, 25/10, as Forças Armadas, em conjunto com a Polícia Federal, realizaram mais uma desintrusão de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami (TIY) no contexto da Operação Ágata Fronteira Norte. Um homem e uma mulher foram detidos na comunidade Minau, distante 360 km da capital do Estado, suspeitos de realizarem atividades de garimpo ilegal na região.

Com essas duas detenções, realizadas por um helicóptero HM-4 Jaguar, do Exército Brasileiro, a operação chega a um total de 164 desintrusões, demonstrando o elevado nível de operacionalidade das Forças Armadas para a repressão e combate aos crimes transfronteiriços e ambientais na TIY.

O intenso monitoramento realizado pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira na TIY contribui para a preservação da Amazônia, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo.

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma operação conjunta coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto Nº 11405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto Nº 11575, de 21 de junho de 2023.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página