Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Integração

Oficiais da ECEME realizam estudos estratégicos no Comando Militar da Amazônia

Acessos: 102

Manaus (AM) - O Comando Militar da Amazônia (CMA) recebe durante essa semana, de 19 a 23 de agosto, a comitiva dos oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), com o intuito de realizar estudos estratégicos e conhecer as ações e atividades deste Comando Militar de Área. A atividade teve início nesta terça-feira (20) com a recepção dos militares no Quartel-General, seguindo com o reconhecimento do Espaço Cultural Capitão Mor Pedro Teixeira, um acervo que conta a história da presença militar na região Amazônica.

Ainda no CMA, os militares puderam participar de um painel militar sobre as principais ações realizadas nas áreas de logística militar, proteção ambiental, saúde e segurança das comunidades ribeirinhas e indígenas. O encontro também proporcionou a oportunidade de reflexão sobre a relevância da Amazônia no cenário de defesa nacional e os desafios enfrentados pelas Forças Armadas na região, como a luta contra ilícitos transnacionais e a necessidade de conservação ambiental.

Além de entender a atuação do CMA, os oficiais participarão de uma série de atividades em unidades cruciais para a região amazônica, incluindo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Também será realizada visita ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), onde os militares poderão observar de perto o preparo dos militares especialistas que seguem para as operações e o treinamento voltado para a realidade da selva amazônica.

A visita da comitiva da ECEME reforça a importância de compreender as particularidades da defesa na Amazônia, destacando a complexidade e a relevância das operações militares na região.

registrado em:
Fim do conteúdo da página