O mês de junho é marcado por novas ações de desintrusão na Operação CATRIMANI II
No dia 22 de junho, no âmbito da Operação CATRIMANI II, nova ação de desintrusão na Terra Indígena Yanomami (TIY) foi realizada, visando à inutilização de acampamentos que apoiavam o desenvolvimento de atividades ilícitas em garimpos ilegais na região de Surucucu. As ações realizadas em junho contam com a participação de tropas operacionais do Comando Conjunto CATRIMANI II, agentes da Polícia Federal, IBAMA, entre outras agências do governo, em coordenação e articulação com a Casa de Governo de Roraima.
Em uma área inacessível a transportes terrestres e aquaviários, os dias 21 e 22 de junho foram marcados por ações que ocorreram por meio de Helicóptero e resultaram na destruição total de 5 acampamentos, bem estruturados para longas temporadas, com barracas, colchões, freezer, fogão, 9 motores, 5 geradores de energia, entre outros utensílios.
Com o intuito de interromper o fluxo logístico de atividades que apoiam o garimpo ilegal, bem como contribuir com as ações governamentais para inutilizar atividades ilícitas na TIY, novos estudos e planejamentos têm sido desenvolvidos a fim de proporcionar sucesso à operação pelos próximos dias.
Desde o início do mês de junho, até o momento, a Operação já realizou diversas ações preventivas e repressivas contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais. Dessa forma, neste mês, foram mais de 600 abordagens, 13 prisões, além da inutilização de 9 acampamento, 12 motores, 3 aeronaves, 2 mil litros de óleo diesel, 11 pistas de acesso, além da apreensão de 179 m³ de madeira extraída ilegalmente, 50 litros de gasolina, 2.500 quilates de ouro, 4 armamentos e 11 munições.
COMANDO CONJUNTO CATRIMANI II
A Operação CATRIMANI II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.
Fonte: Comando Operacional Conjunto CATRIMANI II.
Mídias Sociais meio