Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
CREDIBILIDADE

Núcleo de Estudos Estratégicos tem projeto aprovado no Pró-Pesquisa do DECEx

Acessos: 281

A parceria com pesquisadores do Instituto Meira Mattos (IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Escola Superior de Defesa (ESD) e com Analistas do Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar da Amazônia teve o projeto “A relevância da incorporação de jovens oriundos das comunidades indígenas no Exército Brasileiro” aprovado no programa PRÓ-PESQUISA, do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx).

Com a inclusão das Ciências Militares e da Defesa no rol das ciências estudadas no País, o DECEx, por meio da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento da Educação Superior Militar do Exército (CADESM) criou o PRÓ-PESQUISA, com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento científico, técnico e acadêmico em temas de interesse do Exército.

O desenvolvimento da pesquisa, sob a coordenação do Prof. Dr. Tássio Franchi, docente e pesquisador do IMM, terá como escopo contribuir com a otimização do processo de recrutamento, seleção e incorporação dos soldados indígenas da Amazônia Ocidental, bem como elaborar uma proposta de estudo para a profissionalização dos nativos na carreira militar, no âmbito do Exército Brasileiro, a exemplo do que já ocorre em exércitos de outros países.

Por meio de um estudo de caso, a pesquisa terá como público-alvo as etnias localizadas próximas aos Pelotões Especiais de Fronteira, do Comando de Fronteira Rio Negro/5º Batalhão de Infantaria de Selva, na região de São Gabriel da Cachoeira/AM.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página