Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
INTEGRAÇÃO

NEE desenvolve ciclo de estudos para o incentivo à Indústria de Defesa na Amazônia Ocidental

Acessos: 420

Manaus (AM)- O Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar da Amazônia (NEE-CMA) promoveu, na manhã da última quinta-feira (14/09), em evento aberto à sociedade amazonense, de forma presencial, bem como aos estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia) e demais Órgãos de interesse, por meio de videoconferência, um ciclo de estudos que visou despertar o interesse regional para o desenvolvimento científico e tecnológico, visando incrementar o ingresso de empresas da área amazônica no ramo de produtos de defesa.

Por intermédio dessa interação, o CMA busca o intercâmbios e produção e conservação da biodiversidade, dos recursos ecossistemas e dos recursos naturais da Amazônia. O Núcleo de Estudos Estratégicos do CMA aproveitou a ocasião para apresentar aos convidados as demandas de produtos estratégicos de defesa no âmbito do CMA, exemplificando a Base Industrial de Defesa com conceitos e características essenciais. Reforçando a iniciativa, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) convocaram seus associados para participar ativamente deste debate, destacando a oportunidade única para interagir com o tema e conhecer em detalhes a relação entre a produção e as demandas dos produtos de Defesa.

Atualmente, a Zona Franca de Manaus, conhecida por seu polo industrial diversificado, e vasto potencial de crescimento e desenvolvimento, reunindo um conjunto da ordem de 600 empresas, possui apenas duas, atuantes no ramo da defesa.

O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Defesa (MD), especificamente dos seguintes departamentos: Produtos de Defesa, Financiamento e Economia e, Ciência, Tecnologia e Inovação. Esses especialistas compartilharam informações valiosas sobre os incentivos, oportunidades e novos viés tecnológicos de interesse para a Defesa Nacional, apresentando as vantagens de ingresso no seleto grupo de Empresas de Defesa (ED) e Empresas Estratégicas de Defesa (EED).

Impulsionando o debate, o Centro de Pesquisas Avançadas Wernher Von Braun, instituição com um sólido histórico na elaboração de negócios e ecossistemas de organizações de empresas e instituições, instigou reflexões sobre as capacidades que o nosso país possui, em termos intelectuais, e a importância atual de investimentos na área de semicondutores.

Durante o evento, destacou-se também exemplos positivos da indústria de defesa israelense, como estímulo às capacidades regionais de desenvolvimento tecnológico.

O evento estabeleceu um marco importante na busca por novas oportunidades econômicas na região, ao mesmo tempo em que fortaleceu a mentalidade de defesa regional e aproximou as Forças Armadas da sociedade acadêmica. O debate de hoje marcou o primeiro passo na promissora direção do fortalecimento da Indústria de Defesa na região amazônica.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página