Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Novos integrantes do Centro de Embarcações recebem o Gorro Azul
Início do conteúdo da página
Mais Notícias

Novos integrantes do Centro de Embarcações recebem o Gorro Azul

Acessos: 911

Manaus (AM) – No dia 11 de maio, Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), realizou a formatura da entrega do gorro azul aos soldados incorporados no corrente ano. O gorro azul é o símbolo do combatente especialista em navegação fluvial e, conforme a tradição da Organização Militar, o recebimento dessa peça do uniforme caracteriza a inclusão do novo soldado no seio da família CECMA.

Diferente de outras coberturas das OM da Amazônia, o gorro é confeccionado em material sintético, o que facilita a secagem, haja vista o constante contato do combatente fluvial com a água, além de ser de fácil acondicionamento, considerando que o militar necessitará cumprir missões em locais de espaço reduzido, como a praça de máquina das embarcações.

Após a Formação Básica do Combatente de Selva, realizada do Centro de Formação de Reservistas (CFR), os recrutas incorporados no CECMA são submetidos a instruções de motores, nós e amarrações, embarcações e salvatagem, objetivando cumprir as missões específicas dos especialistas na logística pelo modal fluvial do Exército Brasileiro.

Estes militares estão aptos a cumprir missões de logística humanitária e operacional, bem como realizar apoio na condução de militares das tropas de emprego operacional na faixa de fronteira da Amazônia Ocidental.

Durante a cerimônia, o Comandante do CECMA, Tenente-Coronel Charles Davidson Soares Bitencourt, agradeceu aos familiares dos novos integrantes do Centro por confiarem na Instituição e destacou a importância do gorro azul para os Soldados do Efetivo Variável e que a partir de hoje eles estarão prontos para integrar as tripulações com a missão de suprir e manter a operacionalidade dos quartéis na fronteira da Amazônia Ocidental.

Fonte: Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA)

registrado em:
Fim do conteúdo da página