Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Militares iniciam Curso de Navegação Fluvial para Comando de Embarcações na Amazônia Ocidental
Início do conteúdo da página
FORMAÇÃO MILITAR

Militares iniciam Curso de Navegação Fluvial para Comando de Embarcações na Amazônia Ocidental

Acessos: 90

A profissão militar tem algumas áreas de atuação com especificidades que necessitam de capacitação. Nesse contexto, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) habilita, por meio do Curso de Navegação Fluvial, militares a desempenharem a função de Comandante de Embarcações e exercerem este cargo na navegação de interior, cabotagem e apoio marítimo.

Nesta quinta-feira (13), uma solenidade militar deu início ao Curso de Navegação Fluvial, apresentando os militares do Comando Militar da Amazônia (CMA), do Comando Militar do Norte (CMN), Forças Amigas e Forças Auxiliares aprovados nos exames de aptidão física, requisito para terem a matrícula efetivada no curso, que é ímpar no Exército Brasileiro.

O curso é ministrado pelo CECMA, através do seu Centro de Instrução de Transporte, com duração de 16 semanas, sendo dividido em quatro fases: 1ª Fase – Condutor de embarcações de pequeno porte; 2ª Fase – Condutor de embarcações de médio porte; 3ª Fase – Módulo Logístico; e 4ª Fase – Condutor de Embarcações Táticas.

Ao final do curso, futuros navegadores fluviais estarão habilitados a conduzir Módulos Logísticos (balsas de transporte de carga atreladas a empurradores), ferryboats, lanchas Guardian, embarcações de patrulha de grupo, embarcações de patrulha de esquadra, entre outras.

A atividade de navegação fluvial caracteriza a singularidade da profissão militar, uma vez que a execução do transporte fluvial na região Amazônica pode se estender por meses. Isso demonstra o comprometimento e profissionalismo desses militares com a missão que lhes é confiada. Essa formação de alto nível prepara os militares para os desafios impostos pela profissão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página