Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Centro de Instrução de Guerra na Selva : Militares do Curso de Operações na Selva conquistam a 'Cara da Onça'
Início do conteúdo da página
operacionalidade

Centro de Instrução de Guerra na Selva : Militares do Curso de Operações na Selva conquistam a 'Cara da Onça'

Acessos: 103

A terceira fase do Curso de Operações na Selva (COS) – a fase de Operações – é descrita como a mais avançada e intensa. Durante ela, os alunos são expostos a situações que simulam operações em ambiente de selva, incluindo cenários de guerras convencionais e não convencionais, utilização de aeronaves e deslocamento através selva.

Dentre as instruções ministradas durante essa fase, menciona-se o Exercício de Desenvolvimento da Liderança (EDL), que visa aprimorar as atitudes relacionadas à liderança dos alunos. Essa etapa é fundamental, uma vez que um Guerreiro de Selva precisa ser capaz de liderar e coordenar efetivamente sua fração em operações na selva, atendendo às vocações estratégicas do Comando Militar da Amazônia (CMA).

É importante ressaltar que o treinamento na selva é extremamente desafiador e requer resistência física, conhecimentos, habilidades de sobrevivência e capacidade de adaptação a um ambiente hostil. O COS é reconhecido como um dos cursos mais desafiadores do Exército Brasileiro (EB) e é referência em âmbito mundial, demonstrando a qualidade e o rigor do treinamento oferecido pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus (AM).

Ao finalizar com êxito as três fases do COS e conquistar o direito de ostentar a "Terceira Onça" nas flâmulas dos Cursos, os alunos são reconhecidos como Guerreiros de Selva, demonstrando sua capacidade de atuar e sobreviver no bioma amazônico. Foi o caso dos 40 (quarenta) Oficiais do COS Categoria “B” 24/1 e dos 26 (vinte e seis) Sargentos do COS Categoria “C” 24/2, no dia 13 de junho, em cerimônia realizada no Pátio Pioneiros do CIGS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página