Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Coesão

Militares do CMA implantam sistema de tratamento de água para garantir segurança hídrica em PEF

Acessos: 70

A equipe técnica do 2° Grupamento de Engenharia, em parceria com a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), implantou duas Soluções Alternativas Coletivas Simplificadas de Tratamento de Água para Consumo Humano (SALTA-Z) nos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) de Ipiranga e Vila Bittencourt. As instalações ocorreram nos 2° e 3° PEF, localizados na área de atuação da Brigada das Missões, com o objetivo de aumentar a segurança hídrica na região.

A instalação do sistema visa proporcionar o tratamento da água diretamente dos rios que banham as unidades, garantindo o fornecimento de água potável para os militares e suas famílias. A solução oferece uma alternativa eficiente para a captação e tratamento de água, contribuindo para melhorar as condições de vida nos Pelotões de Fronteira, onde o acesso a recursos básicos é muitas vezes limitado.

Após a instalação das unidades SALTA-Z, os militares das respectivas unidades receberam treinamento para realizar a operação, bem como as manutenções preventivas e corretivas do sistema. O mecanismo garante um baixo custo de operação e pouca necessidade de manutenção, facilitando o gerenciamento do ciclo de vida da solução.

O processo de tratamento da água captada é realizado por meio da adição de produtos químicos que facilitam a limpeza e a retirada de impurezas e após é realizada a filtragem mecânica, com areia e zeólita (mineral que tem a capacidade de absorver a amônia da água). O processo garante a potabilidade da água, que é monitorada regularmente para verificar os níveis de cloro residual. Esse sistema representa um avanço na qualidade de vida das comunidades militares em áreas remotas da Amazônia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página