Militares descobrem canhões históricos do século XVIII, em Tabatinga no Amazonas
Tabatinga (AM) - Mantendo as tradições históricas do Exército Brasileiro e dos nossos antepassados, militares do Cmdo Fron Solimões/8º BIS encontram dois canhões do antigo Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, que estavam desaparecidas desde o desabamento da instalação, ocorrido em 1932, às margens do Rio Solimões. São dois canhões de 12 libras do século XVIII, forjados em ferro fundido, pesando cerca de 2,5 Ton, cada.
Esta descoberta só foi possível devido à grande seca que atinge a região, que expôs as ruínas das instalações do velho Forte, as quais estavam submersas nas águas do rio. Não havia uma seca tão intensa desde 1955, quando foram encontrados os primeiros canhões, depois que o Forte ruiu e foi engolido pelas águas do Solimões.
O Batalhão mantém um acervo histórico de diversos materiais encontrados nas ruínas do Forte São Francisco Xavier de Tabatinga, de modo que essas peças encontradas vêm se somar à coleção exposta permanentemente nas instalações do Parque Zoobotânico desta Unidade Militar, preservando parte da história e evitando sua depredação e extravio. Anualmente, o Parque é visitado por mais de 15000 pessoas, um dos pontos turísticos de maior visibilidade da região da tríplice fronteira. Após o resgate das peças, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) será informado sobre o achado.
O Cmdo Fron SOLIMÕES/8º BIS, herdeiro das tradições e do legado histórico do Forte, trabalha diuturnamente para preservar o seu belo e rico patrimônio.
Mídias Sociais meio